Terceiro Concerto Sinos da Temporada 2024 traz composições de Leopoldo Miguéz, Newton Pádua e Maria Di Cavalcanti

Já disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, apresentação inclui partitura recuperada pelo Sinos e, também, uma obra composta por encomenda do projeto.

Já está no ar, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, o terceiro Concerto Sinos da Temporada 2024. Gravada no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no Rio, a apresentação traz as Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ que, com regência de Roberto Duarte, interpreta obras do autor que dá nome ao espaço, Leopoldo Miguéz, e ainda de Newton Pádua e Maria Di Cavalcanti.

As obras e seus autores

Leopoldo Miguéz (1850-1902) compôs o Improviso para contrabaixo e piano em 1898 para o recital de formatura do contrabaixista Alfredo de Aquino Monteiro, aluno do professor Ricardo Roveda no Instituto Nacional de Música. É uma das primeiras obras de câmara para solo de contrabaixo do repertório brasileiro. A transcrição para orquestra de cordas foi feita para o Repertório Sinos pelo compositor Roberto Macedo.

O violoncelista e compositor Newton Pádua (1894-1966) nasceu no Rio de Janeiro e foi professor de Harmonia da Escola Nacional de Música. A Suíte Antiga para cordas teve sua estreia em 28 de setembro de 1940, no mesmo Salão Leopoldo Miguéz, pela Orquestra do Conservatório de Música do Distrito Federal, sob a regência de Carlos de Almeida. O material que restou da obra estava incompleto: faltavam os seis últimos compassos do primeiro movimento, que foram completados pelo compositor Roberto Macedo. Da Giga final, só restou a parte de primeiro violino e ela não foi incluída nesta apresentação.

Para a compositora Maria Di Cavalcanti, o Sinos encomendou uma obra para orquestra de cordas. A lenda do guaraná (2023) foi inspirada em uma lenda do Amazonas, que conta a história de um casal indígena que solicitou ao deus Tupã o nascimento de um filho. A criança (Cauê), viveu feliz e harmoniosamente até o surgimento do invejoso Jurupari (deus da escuridão), que se transforma em cobra e decide matar o menino. Tupã pede então aos pais de Cauê para enterrarem os olhos da criança, para que deles possa nascer a planta “Waraná” (ou Uaraná), que trará a felicidade para a aldeia.

Programa do concerto

  1. Leopoldo MIGUÉZ (1850-1902) – Improviso para contrabaixo e orquestra de cordas (1898). Transcrição de Roberto Macedo.

Rodrigo Favaro (contrabaixo)

  1. Newton PÁDUA (1894-1966) – Suíte Antiga para orquestra de cordas(1940)
  1. Pavana
  2. Minueto
  3. Sarabanda
  4. Gavota
  1. Maria DI CAVALCANTI – A lenda do guaraná para cordas (2023)
  1. Cauê
  2. Jurupari
  3. Uaraná

Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ

Regência de Roberto Duarte

Gravado em 11/11/2023 no Salão Leopoldo Miguéz da Escola de Música da UFRJ.

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada em 2020 para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, são também apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos, ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que eventualmente também participam com breves comentários sobre suas obras.

Imagem de abertura: captura de tela do Terceiro Concerto Sinos, temporada 2024.