O projeto Sinos
Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, cantores e profissionais de ópera, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país.
O Sinos, suas ações e alguns números
Somadas todas as aulas e oficinas, presenciais e on-line, ministradas como parte do Sinos, ultrapassam as 1.350, mobilizando mais de 60 professores. O projeto contemplou até aqui mais de 80 obras, de 60 diferentes autores, boa parte delas apresentada em mais de 35 concertos, on-line e presenciais – como a série incluída na programação da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente, que ocupou o Teatro Dulcina em 2022.
Pedagogia das Cordas
Pedagogia para cordas é um curso de capacitação pedagógica para o ensino de instrumentos, direcionado desse tipo para professores e monitores de projetos sociais de todo o país. As aulas estão disponíveis no site do Sinos e, também, na Academia Arte de Toda Gente. Em seus módulos, são abordados temas como postura, afinação e musicalidade, aplicados à prática de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Além disso, os professores do curso atuam em ações presenciais do projeto, como a Caravana Sinos.
Dados: 7 cursos, 95 videoaulas, 18 professores 15.950 interações
Projeto Espiral
O Projeto Espiral se inspirou na iniciativa criada pelo professor Alberto Jaffé e pelo maestro Marlos Nobre nos anos 1970 e reúne cursos de capacitação para alunos de orquestras e bandas de projetos sociais de todo o Brasil. Ele é composto de uma série de cursos livres dedicados aos diversos instrumentos dos grupos de cordas, metais, madeiras e percussão que compõem uma orquestra. Cada curso é composto de 20 vídeos curtos (entre oito e dez minutos), em que de forma direta e acessível, professores músicos abordam assuntos relacionados à prática desses instrumentos. Estão incluídos, ainda, temas como música de câmara, teoria musical, história da música e reparo e manutenção de instrumentos de sopro e de cordas.
Dados: 292 videoaulas, 30 professores, 156.768 interações
Academia de Regência
A Academia de Regência é voltada para os jovens regentes das orquestras de projetos sociais, oferecendo a eles conteúdo didático e professores, todos maestros experientes e reconhecidos. Desse conteúdo fazem parte oficinas em vídeo sobre temas introdutórios da regência, a partir de obras inéditas, encomendadas a compositores de todo o país. Três temas já estão disponíveis no site: a História da Regência, o Estudo da Partitura e Organização e Planejamento.
Dados: 3 cursos, 3 professores, 6.269 interações
Repertório Sinos
O Repertório Sinos se dedica a fornecer partituras especialmente compostas e/ou adaptadas para os graus de dificuldade compatíveis com as orquestras jovens dos projetos sociais e está dividido em três vertentes. Na primeira, está a publicação de obras de compositores do passado que sejam adequadas para essas orquestras. A segunda traz obras especialmente encomendadas para o projeto a compositores das diversas regiões do país, criadas em diferentes níveis de dificuldades a partir da Tabela de Parâmetros Técnicos para Cordas, com classificações distintas de nível 0,5 (meio) a 3,5 (três e meio), destinadas aos grupos iniciantes e em desenvolvimento. Já a terceira vertente é a dos arranjos e transcrições, elaborados a partir de obras originais para outras formações instrumentais.
Dados: 55 partituras publicadas
Concertos Sinos
A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Ao longo de 2020, 2021 e 2022, foram realizados e veiculados no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, três temporadas com dez concertos cada. A série prossegue em 2022, com sua quarta temporada, da qual quatro novos concertos já estão disponíveis.
Projeto Ópera, Academia de Ópera Sinos e Ópera em Ação
A Academia de Ópera foi criada junto ao Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil (Sinos) com o objetivo de estimular a prática da ópera e seus subgêneros por instituições como os projetos sociais, as orquestras jovens, escolas de música, conservatórios e universidades. Para tal foram produzidas videoaulas para apoiarem as atividades pedagógicas e artísticas presenciais. Ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, as videoaulas abordam aspectos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão.
Dados: on-line – 6 professores, 32 aulas, 4.157 interações
O projeto contempla também a produção e apresentação de espetáculos. Já foram produzidas e encenadas “O Engenheiro”, encomendado pelo Sinos a Tim Rescala, “O Basculho de Chaminé”, de Marcos Portugal (1762-1830), “Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing (1801-1851), “A Cartomante”, composta pelo brasileiro Eduardo Frigatti, com inspiração em um conto de Machado de Assis; o mesmo escritor inspirou “O Machete”, de André Mehmari. Foi encenada ainda “Uma Noite de São João”, com música de Elias Álvares Lobo e libreto do escritor José de Alencar e duas outras pelo projeto aos compositores João Guilherme Ripper e Eli-Eri Moura.
As apresentações dos espetáculos envolveram mais de 350 profissionais e um público de mais de 5 mil pessoas.
Projeto Ópera: O Ópera em Ação
Parte do Projeto Ópera, do programa Arte de Toda Gente – parceria da Funarte com a UFRJ, através de sua Escola de Música – o Ópera em Ação tem por objetivo levar diferentes eventos desse gênero artístico musical aos mais variados públicos por todo o Brasil. As atividades incluem oficinas, cursos, seminários e encontros para a formação e qualificação de profissionais e estudantes; e também espetáculos em diferentes formatos, como recitais líricos, óperas em forma de concerto ou encenadas, que circulem por diferentes cidades.
Nas oficinas são oferecidos cursos ministrados por professores especialistas nas diversas linguagens artísticas e atividades técnicas envolvidas na produção de um espetáculo de ópera. As especialidades musicais contemplam o canto, a regência, a correpetição ao piano e a interpretação do repertório. Nas especialidades cênicas estão, por exemplo, a cenografia, a indumentária, a adereçaria, a perucaria, a maquiagem, a iluminação e a direção cênica. As especialidades técnicas contemplam as atividades profissionais desenvolvidas no chamado backstage, desde as coxias aos camarins. Os espetáculos, por sua vez, levam em consideração a capacidade de produção do projeto, as condições logísticas para a circulação e o espaço disponível para sua apresentação.
Em outubro de 2023, o Ópera em Ação integrou o Ópera em Pauta de Salvador, com a oferta de cinco oficinas de capacitação para produtores culturais, profissionais e estudantes. Os cursos trataram de produção cultural, composição e criação cênica, interpretação e gestão de grupos – além da elaboração de projetos culturais. Anteriormente, também em 2023, forma promovidas edições do Ópera em Ação em Porto Alegre (RS) e Ribeirão Preto (SP), com grande sucesso.
Caravana Sinos
As Caravanas Sinos oferecem cursos e oficinas presenciais e intensivas das diferentes linhas de ações do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, em cidades de todas as regiões do Brasil. O foco é a capacitação de professores e monitores e também para alunos, instrumentistas e regentes das orquestras dos projetos sociais, com aulas dedicadas ao ensino e prática de diferentes instrumentos e à regência, entre outras. As atividades são sempre gratuitas e têm à frente um time de profissionais de música, todos integrantes da rede que compõe o Sinos. E são realizadas nos espaços dos projetos sociais e em instituições parceiras, como escolas, conservatórios, universidades, teatros, orquestras profissionais e associações.
As viagens da Caravana Sinos se iniciaram no primeiro trimestre de 2022 e a primeira parada aconteceu na cidade de Arapongas – região de Londrina, no Paraná. Lá foram oferecidos cursos da linha Pedagogia de Cordas, a cargo das professoras Carla Rincón e Simone dos Santos (ambas de violino e viola) e do professor Julio Possette (violoncelo). Essas e outras atividades foram desenvolvidas no Centro de Convivência Arte & Vida, parceiro local do Sinos.
Em seguida e ao longo dos anos de 2022 e 2023, a Caravana Sinos promoveu um total de 15 outras edições, contemplando locais como Recanto Maestro (RS), Florianópolis (SC), Serra (ES), Mogi das Cruzes (SP), Luis Gomes (RN), Corumbá (MS) e Teresópolis (RJ), entre outros. As atividades oferecidas envolveram mais de 3.500 alunos e a produção de mais de 90 materiais de apoio/ensino.
Revista Sinos
Com publicação com periodicidade anual e circulação virtual em formato eletrônico, a Revista Sinos promove a discussão sobre temas relevantes ligados ao mundo das orquestras e da educação musical, além de ser o veículo para a divulgação das atividades dos projetos sociais. A revista faz parte do conjunto de ações do projeto, que inclui ainda a publicação de cadernos pedagógicos, apostilas e partituras.
Foram publicadas até aqui duas edições da Revista Sinos, em 2021 e 2022.
XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea
A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com realização por meio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), promoveram em novembro de 2021, no Rio, a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Principal programa relacionado à composição musical no País, a Bienal reuniu autores de várias gerações e originários de diferentes regiões do Brasil. Nessa edição, foram 74 compositores, entre concursados e convidados. Suas obras foram apresentadas na Sala Cecília Meireles e no Espaço Guiomar Novaes. Os concertos foram abertos ao público e houve, também, transmissão pelo canal de vídeos Arte de TodaGente (youtube.com/artedetodagente), onde ainda é possível assistir aos vídeos gravados.
Presidência da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva
Ministério da CulturaMargareth Menezes
Fundação Nacional de Artes | Funarte
Presidência Maria Marighella
Assessoria Técnica Ana Carolina Rosário
Direção Executiva Leonardo Lessa de Mendonça
Direção de Artes Cênicas Rui Moreira
Direção de Artes Visuais Sandra Benites
Direção de Música Eulícia Esteves
Direção de Fomento e Difusão Regional Aline Vila Real
Direção de Projetos Laís Almeida
Direção de Logística, Orçamento e Administração Filipe de Aguiar Barros
Procuradoria Jurídica Diego Franco de Araújo Jurubeba
Coordenação de Comunicação Carolina Anchieta
Assessoria Especial Marcos Teixeira
Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ
Roberto de Andrade Medronho, reitor
Cássia Curan Turci, vice-reitora
Centro de Letras e Artes
Afranio Gonçalves Barbosa, decano
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega, vice-decano
Escola de Música da UFRJ
Ronal Xavier Silveira, diretor
Marcelo Jardim, vice-diretor e Diretor Adjunto do Setor Artístico
Direção Adjunta de Ensino de GraduaçãoEliane Magalhães da Silva
Direção Adjunta de Extensão Aline Faria Silveira
Programa de Pós-graduação em MúsicaJoão Vidal, coordenador
Programa de Mestrado Profissional em Música | PromusPatrícia Michelini Aguillar, coordenadora
Fundação José Bonifácio | FUJB
Kleber Fossati Figueiredo, presidente
Secretaria Geral Helios Malebranche
Superintendência Técnico-científica e CulturalHelena Ibiapina
Gerência de Convênios e Análise Ane Vicente Pereira
Arte de Toda Gente | Programa em parceria Funarte-UFRJ
Coordenação Geral Marcelo Jardim
Coordenação de Comunicação Fabiana Rosa
Coordenação de Inovação e Parcerias Institucionais Katia Augusta Maciel
Academia Arte de Toda Gente Júlio Colabardini, coordenador, e Marlon Magno
Gestão de Projetos Ana Cláudia Melo
Administrativo Aliciandra Amaral, Tânia Oliveira e�Beatriz Veiga, assistente
Direção de Arte e WebDev Márcio Massiere
Imprensa Henrique Koifman e Creuza Gravina, assistente
Revisão Daniele Paiva, Maurette Brandt e Mônica Machado
Diagramação Renata Arouca
Fotografia Nadejda Costa e Walda Marques
NuMiDi Carolina Lais de Assis e Victória Oliveira (produção de conteúdo), Fernando Salles (roteiro e podcasts); Alberto Moura (audiovisual); André Flauzino e Malany Dias (design gráfico); Renan Ferreira (webdesign); Mariana Pimenta, Larissa Louzada e Beatriz Pinheiros (bolsistas de Graduação)
Sistema Nacional de Orquestras Sociais | Sinos
Coordenação André Cardoso
Gerência de Produção Mônica Diniz
Capacitação para Cordas Simone dos Santos e Carla Rincón, coordenadoras pedagógicas
Projeto Espiral Leandro Soares e Aloysio Fagerlande, coordenadores pedagógicos
Mapeamento de Projetos Sociais Bruna Leite, coordenação
Revisão Monica Machado
Tabela de Nível Técnico Marcelo Jardim, Simone dos Santos e Carla Rincón
Editora Escola de Música
Giulio Draghi, editor-chefe
João Vidal, editor associado
Subcomissão para produtos didáticos, bibliográficos, fonográficos e audiovisuais Marcelo Jardim (presidente)
Coordenação editorial André Cardoso, Maria José Chevitarese, Aloysio Fagerlande, Eduardo Monteiro e Leandro Soares