Começamos pelo título, do qual é um convite aos sons deste maravilhoso instrumento – “Na corda do violoncelo”.
Passamos a organização que traz –Passatempo, com Leiturinha, Peças musicais, com Desafios, que mostram olhar além do próprio aprendizado técnico do instrumento, transbordando criatividade na escolha de cada uma das melodias, das quais tem claramente a valorização de nossas riquezas culturais que só pelo nome das peças ja podemos construir um poema, e com os sons uma sinfonia que somados todos conteúdo do livro, um caminho divertido onde as habilidades poderão ser desenvolvidas ludicamente com leveza.
Uma pesquisa aprofundada, somada a uma vasta experiencia musical e pedagógica, só poderia culminar neste plano sublime presenteando professores(as) e alunos(as) de violoncelo com esta ferramenta em formato de livro. Cada pagina envolve cuidadosamente o passo-a-passo em busca de alcançarem autonomia técnica para uma performance rica cultural/musicalmente e sólida tecnicamente.
Sucesso desde a primeira palavra do Livro “Na corda do Violoncelo”!
Um importante material destinado ao aprendizado básico do contrabaixo, de raro conteúdo, principalmente sob um olhar extremamente cuidadoso, sensível, lúdico, onde tanto educador, no caso o professor, como também o jovem aprendiz, no caso o aluno, se encontram nessa bela tarefa descrita acima por Rubem Alves: “produzir bondade”.
As adaptações feitas pelo contrabaixista Alexandre Rosa para as diferentes canções do nosso rico folclore, mas não somente, são fundamentais para o aprendizado deste tão complexo instrumento.
O Livro de iniciação ao violino “Na corda do violino”, de Simone dos Santos, lançado pela Série Música Brasileira para Jovens Instrumentistas, do projeto SINOS, é um presente para a pedagogia brasileira. É de extrema urgência e necessidade se ter um método de iniciação brasileiro, baseado na nossa cultura e folclore, organizado, didático e desenhado para ser usado também nos programas de ensino coletivo do Brasil. O método “Na corda do violino” possui todas essas características e, além da sua clareza técnica, permite que os aluos tenham um reconhecimento auditivo imediato das canções que são parte da sua realidade diária, tornando o aprendizado mais efetivo e prazeroso, além de manter o nosso imaginário e cancioneiro folclórico vivo para essa e futuras gerações. O método conta também com lindas ilustrações e possui um equilíbrio excelente entre introdução a técnica do violino, passatempos, duetos e leituras adicionais sobre fatos interessantes do mundo da música. Professores, alunos e monitores de todo o Brasil irão se encantar com “Na corda do violino”!
O trabalho do livro Na corda da Viola é um sopro renovador e tem muito a contribuir para o ensino de cordas no Brasil. Um trabalho muito relevante, pois, além de tecnicamente gradual e bem estruturado, evoca nossos afetos, nossa memória e a tradição cancioneira infantil, portanto, está em linha com o melhor da pedagogia, ao aproximar o estudante brasileiro do seu objeto de estudo.
Que todos os educadores brasileiros de cordas friccionadas possam, cada vez mais, utilizar em sua prática a familiaridade das melodias que são o nosso patrimônio imaterial e também a nossa música instrumental de todas as épocas; seja do nível iniciante ao avançado.