Mauro Avila

Natural de Valença, no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais na Sociedade Musical Progresso de Valença, no ano de 1984. A partir de 1987 ingressou no Conservatório Brasileiro de Música, curso livre de fagote, na classe do professor Otacilio Ferreira Lima Filho. Em 1989, entrou para a Escola de Música da UFRJ, na classe do professor Noel Devos e nesse mesmo ano, passou a integrar a Orquestra Sinfônica Jovem da Funarte. Em junho de 1990 foi incorporado ao naipe de fagotes da Orquestra Sinfônica Brasileira. De 1994 a 1998 cursou a graduação em fagote na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas classes dos professores Noel Devos e Aloysio Fagerlande.

Por concurso público, foi integrante, no período de 2002 a 2010, da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2008, por convite da firma alemã J. Püchner, especializou-se em manutenção e reforma de fagote e contra fagote. A partir desta data, é luthier oficial da firma J. Püchner na América do Sul, tendo participado de vários Encontros e Festivais de fagotistas na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia. Em 2010 foi aprovado no concurso para músico técnico da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente, é fagotista e contrafagotista da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, exercendo, ainda, a atividade de luthier.