Francisco Formiga

Natural de Tauá, no Ceará, cursou a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e o Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, onde iniciou os estudos de fagote com Stanislaw Durek. Concluiu o bacharelado em fagote com Benjamim Coelho. Participou de cursos de aperfeiçoamento com Noel Devos (França-Brasil), Mario Costantini (Itália), Sérgio Lima Gonçalves (Brasil), Gerald Corey (EUA), Afonso Venturieri (Brasil) e Helman Young (Alemanha). Em 2015, formou-se mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia.

Com mais de 30 anos de atuação profissional em orquestras, integrou grandes grupos sinfônicos do cenário nacional, como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, entre os anos de 1986 a 1993, a Orquestra Experimental de Repertório e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (de 1993 a 1997). Desde 1997, é fagotista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp. Como professor de fagote, atuou no Centro de Musicalização Infantil da UFMG, no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, no Departamento de Música da UFMG. De 2001 a 2003, lecionou no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM. De 2004 a 2010, foi professor na Faculdade de Artes Alcântara Machado – FAAM. Entre os anos de 2013 e 2015, também foi professor da Academia da Música da Osesp. Atualmente é professor de fagote na Escola Municipal de Música de São Paulo.

Participou dos seguintes festivais de música clássica: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Jaraguá do Sul, Oficinas de Música de Curitiba, Curso de Verão de Brasília, Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas, Festival Internacional de Música do Pará e Festival de Música de Cartagena, na Colômbia, dentre outros.