Aloysio Fagerlande

Começou seus estudos de fagote com Noel Devos no Rio de Janeiro. Possui Doutorado em Música pela Unirio, 2008, Mestrado em Música pela UFRJ, 1995; especialização em Musicologia pelo Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música, 1988; Cours de Perfectionnement (curso de aperfeiçoamento) na classe de Gilbert Audin no Conservatoire National de Region de Rueil-Malmaison, na França, obtendo o Prix de Virtuosité (1986-1987), como bolsista da Capes; cumpriu estágio, em fevereiro de 1994, com Gerald Corey, no National Arts Centre Orchestra em Ottawa, no Canadá. E é atualmente professor associado de fagote da Escola de Música da UFRJ, atuando nos cursos de graduação, pós-graduação e em projetos de extensão. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Música da UFRJ.

Tem vários cds gravados, com destaque para “Música Brasileira de Concerto para Fagote e Orquestra”, pelo Selo EM-UFRJ, de 2011; também o “Música Brasileira para Oboé, Fagote e Piano”, pelo mesmo Selo EM-UFRJ, de 2013; e “Francisco Mignone – música para fagote”, também pelo Selo EM-UFRJ, 2015, além da discografia do Quinteto Villa-Lobos, como “A obra de câmara para Sopros de Villa-Lobos”, pelo Selo ABM Digital, de 2005, e “Quintetos de Sopros Brasileiros”, volumes 1 e 2, pelo Selo Radio MEC, de 2006.

É fagotista do Quinteto Villa-Lobos, desde 1997, e se apresenta regularmente em concertos com o grupo, além de ministrar cursos e oficinas, por todo o Brasil e em toda a América do Sul, assim como pela Europa, pela África e pelo Oriente Médio. Além de já ter integrado as principais orquestras do Rio de Janeiro.