Albert Khattar

Albert Khattar é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor colaborador do Instituto Carlos Gomes, de Belém. Atua como professor convidado em diversos cursos de música pela América do Sul, América do Norte e África, sendo convidado para diversos festivais, como o Festival Trombonanza, o Encuentro Internacional de Low Brass Manizales, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Sesc, em Pelotas, o Festival Música nas Montanhas, assim como para o Curso de Férias de Tatuí, os Painéis Funarte, a Oficina de Música de Curitiba e o I Encontro de Tuba e Eufônio da África do Sul, dentre muitos outros. Destaca-se também sua participação em classes em diversas universidades nacionais e internacionais como University of North Georgia (EUA), Faculdade de Artes – Universidad de Chile, Universidad de Villa Maria (Argentina), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Goiás, dentre outras.

Albert desenvolve um intenso trabalho como solista, em recitais e concertos, apresentando-se em diversos países na América do Sul, América do Norte, Europa e África. Atuou como solista frente à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, à Orquestra Sinfônica Unisinos, à Orquestra Sinfônica de Santo André, à Orquestra Contemporânea do Ceará, à Orquestra Sinfônica da Província Santa Fé, à Banda Sinfônica da UFRJ e frente à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, dentre outras. Além disso, vem realizando estreias mundiais de diversas obras – muitas delas escritas e dedicadas a ele – pelos compositores Gerardo Gardelin, José Ursicino da Silva “Duda”, Fernando Deddos, Liduino Pitombeira, João Victor Bota, Peter Koval, Beetholven Cunha, Gilson Santos, Marcel Castro Lima e Rodrigo Cicchelli, dentre outros. Suas gravações, sejam os concertos ao vivo ou os do cd “Tuba Brasilis”, são constantemente transmitidas pelas rádios MEC-RJ e Rádio Cultura-SP.

Foi Tuba Solo da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de ter sido professor visitante do Conservatório de Tatuí. Atualmente é doutorando em Música na Unicamp, aprofundando sua pesquisa sobre a tuba no Brasil. É mestre em Música pela Unicamp, com uma pesquisa inédita sobre a história da tuba no Brasil e o repertório brasileiro para tuba solo. Possui bacharelado em Tuba pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Anteriormente, estudou no Conservatório Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, e no Conservatório Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté. Albert teve como principais professores, Donald Smith e James Gourlay. Por seu contínuo trabalho pelo desenvolvimento da Tuba no Brasil, Albert é vice-presidente e membro fundador da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil – ETB, constituída em outubro de 2016. Seu cd “Tuba Brasilis” é o primeiro álbum brasileiro de tuba, e foi recebido com grande sucesso pela crítica especializada.