O Projeto Ópera e o Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais apoiam o espetáculo que acontecerá dia 30 de março, às 17h.
O Salão Leopoldo Miguez será palco da opéra-comique Uma Noite no Castelo, do compositor brasileiro Henrique Alves de Mesquita (1830-1906). O espetáculo acontece no dia 30 de março, às 17h, com entrada gratuita, e é produzido pela Orquestra Acadêmica da UFJF sob a regência e direção musical de Victor Cassemiro e direção cênica de Marcos Marinho.
A obra, baseada no libreto do francês Paul de Kock (1794-1871), integra a programação do Projeto Ópera na UFRJ, da Escola de Música da UFRJ, e conta com o apoio de dois projetos do programa Arte de Toda Gente: o Projeto Ópera e o Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais.

Henrique Alves de Mesquita

Fundamental na música brasileira, Henrique Alves de Mesquita foi o primeiro compositor a receber uma bolsa de estudos do imperador D. Pedro II para aperfeiçoar sua formação na Europa, concluindo seus estudos no Conservatório de Paris. Além de compositor, atuou como maestro, organista e trompetista, sendo reconhecido pela criação da expressão “tango brasileiro”. Sua relevância para a música nacional o levou a ser escolhido patrono da cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Música.
Serviço
Opéra-comique Uma Noite no Castelo
30 de março | 17h
Salão Leopoldo Miguez – UFRJ (R. do Passeio, 98 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-290)
Entrada franca