Valéria Correia, mestranda do Promus/UFRJ traz uma abordagem interativa para o trabalho com coro infantil, inspirada em sua própria abordagem junto ao coro da escola de música da Rocinha.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 02
Na música “Maria Fumaça” do Livro Poemas Musicais de Cecília Cavalieri França, a ideia é que os alunos possam aprender uma melodia fácil e que a mesma possa ser a base para o trabalho das demais músicas do repertório. “Maria Fumaça” passa a ser nesse momento nosso principal vocalise, passeando...
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 03
Na música “Nesta Rua”, eu estabeleço uma relação do andar na rua, diferenciando da anterior em que maria fumaça se move sobre trilhos. Em “Nesta Rua”, faço-os perceber a natureza a partir do bosque, a solidão como silêncio e com um certo mistério, criança gosta disso. Sempre penso que quando...
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 04
Em “O Coqueiro da Praia” também de Cavalieri, eu continuo a valorização da natureza, sempre dando ênfase ao vocabulário novo, dando os seus significados e redefinindo-os quando preciso
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 05
“Arco-Íris”, que envolve mais uma vez a natureza, num colorido que é a surpresa do arco-íris e suas sete cores, as crianças pequenas gostam de usar as mãos contando, como uma descoberta. Palavras novas também estão presentes nesta canção, como “tamborila” e “arvoredo”, e as coloco dentro da realidade dos...
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 06
“Arco-Íris”, que envolve mais uma vez a natureza, num colorido que é a surpresa do arco-íris e suas sete cores, as crianças pequenas gostam de usar as mãos contando, como uma descoberta.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 07
“Garimpeiro”, também de Cavalieri, faz referências ao trabalho. A música traz para os alunos o ar de mistério que acontece a noite no garimpo.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 08
“EmoriÔ” abraça a i deia do afeto, do reconhecimento, do amor. E mais uma vez a natureza presente no sol, na l ua, no céu.
Coral da Escola de Música da Rocinha: um resgate do processo de afinação desenvolvido a partir do repertório.
Esse trabalho tem como foco o resgate do processo de afinação desenvolvido a partir do repertório em 25 anos de trabalho com o Coral Infantojuvenil da Escola de Música da Rocinha/EMR. Na introdução, apresento um relato do trabalho desenvolvido na Escola (EMR) com foco no Coral Infanto-juvenil e a metodologia...