Marcelo Rauta nasceu na cidade de Guarapari, Espírito Santo, em 5 de março de 1981. De ascendência italiana, iniciou os estudos de música aos 10 anos com Angela Cruz em um projeto social implantado na cidade de Anchieta, prosseguindo na Faculdade de Música do Espírito Santo, em Vitória. A graduação e o mestrado em música foram realizados na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Possui diversos prêmios, tais como o do Concurso Nacional de Composição Sesiminas de Cultura, com a *Sinfonietta* nº 2; do Concurso de composição Niemeyer, com o *Trio* nº 3; do Concurso Quintanares de Quintana, com *Ah! Os relógios*; do Concurso Nacional de composição Claudio Santoro, com o *Psalmus 67* para coro e orquestra; recebeu ainda o Prêmio de Composição Terezinha Dora, com a *Sonata para piano e dois percussionistas*; recebeu menção honrosa no I Concurso Nacional de Composição do Panorama da Música Brasileira Atual, com a *Sinfonietta* nº 4.
Desenvolve intensa atividade como compositor. Suas obras têm sido tocadas em importantes salas de concertos, inclusive na Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Estados Unidos, Itália, Portugal, República Tcheca e Uruguai. Como compositor participou de eventos como a Bienal de Música Contemporânea Brasileira e o Panorama da Música Brasileira Atual. Tem obras publicadas e distribuídas pela Academia Brasileira de Música, Amazon e Musica Brasilis. Algumas delas foram também objeto de estudos acadêmicos em trabalhos monográficos, artigos e teses. É, ainda, professor da Faculdade de Música do Espírito Santo.