“Eternamente”, com canções dramatizadas de Carlos Gomes, tem récita em 12/04, no Rio

Nesta sexta-feira, 12/04, o Salão Le­o­poldo Mi­guez, da Es­cola de Mú­sica da UFRJ, no Rio de Janeiro, recebe a segunda apresentação do re­cital “Eter­na­mente: mo­di­nhas e can­ções dra­ma­ti­zadas de Antônio Carlos Gomes”. O programa do es­pe­tá­culo contempla parte do can­ci­o­neiro do com­po­sitor bra­si­leiro, es­crito no pe­ríodo do Se­gundo Im­pério no Brasil e que faz uma verdadeira crô­nica de cos­tumes daquele período, tendo como fio condutor uma his­tória ro­mân­tica, por meio da qual são apresentados con­flitos so­ciais e in­di­vi­duais da época. As canções são can­tadas em por­tu­guês, ita­liano e francês. Carlos Gome é considerado o maior com­po­sitor de óperas das Amé­ricas e a montagem tem direção cênica de Lenine Santos e José Henrique Moreira, enquanto a direção musical é do mesmo Lenine Santos, com Thalyson Rodrigues.

“Eternamente” é parte do projeto Ópera na UFRJ e tem o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, e do Projeto Ópera, integrantes do programa Arte de Toda Gente.

O espetáculo tem entrada gratuita e acontece às 18h. O Salão Le­o­poldo Mi­guez da Es­cola de Mú­sica da UFRJ fica na Rua do Pas­seio, 98, Centro do Rio de Janeiro, pró­ximo à es­tação Ci­ne­lândia do metrô.

Fonte: site da Escola de Música da UFRJ, texto original de Julio Longo.