Concerto nº 2 | Temporada 2021

A segunda apresentação da temporada 2021 dos Concertos Sinos traz três peças didáticas compostas por Harry Crowl e Henrique de Curitiba para a Orquestra Jovem Alegro.

Autor(es)

Henrique de CURITIBA | Harry CROWL

SOBRE O CONCERTO

A Orquestra Jovem Alegro foi criada em 2018 como um grupo mais avançado da Associação Musical Alegro, organização sem fins lucrativos sediada em Curitiba, no Paraná; que apoia cinco núcleos de música no estado do Paraná, promovendo educação musical para crianças e jovens, já desde 2016. A OJA é formada por músicos entre 18 e 29 anos de idade, de todo o Brasil, e que anualmente se reúne no Festival OJA. A OJA tem direção artística do maestro Thiago Santos.

Aqui a orquestra interpreta as seguintes peças:

de Harry Crowl são (06:08) *A Formiga e a Folha*, para treinar o movimento contínuo do arco e o uso somente do primeiro dedo, na primeira posição, vamos ver aqui o caminhar da formiga carregando uma folha muito maior e mais pesada que ela, mas o faz com toda dedicação.  (08:01) *As Joaninhas*, já preparados para tocar bem em toda a primeira posição, os músicos vão contar a estória do cotidiano das fantásticas joaninhas que voam, caminham apressadamente sozinhas ou em grupo, colorindo o jardim. (10:46) *O Sapo e os Insetos*, com o domínio de várias técnicas e posições, a orquestra de cordas já está apta a descrever o universo do sapo que, escondido num canto do jardim à noite, satisfaz seu voraz apetite pelos insetos que passam pelo sapo sem se dar conta de sua língua ligeira. Depois de satisfeito, o sapo dorme, sonha e desperta cheio de apetite novamente.

de Henrique de Curitiba é (14:20) *Vocalize*, composta em 1993, escrita originalmente para canto e piano ou orquestra de cordas. A ausência de texto e a expressividade da melodia acabaram por incentivar o compositor a produzir uma versão para violino como instrumento solista.