Apresentações acontecem entre 20 e 28 de junho e a produção é parte do projeto Sinos, da parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a UFRJ.
O Projeto Ópera na UFRJ e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, com o apoio do Proart-UFRJ; e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos levarão a palcos do Rio e Niterói o espetáculo “Il Néo”, ópera em três quadros composta por Henrique Oswald. As apresentações serão no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ (dias 20/6, 21/6, 22/6 e 23/6), no auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão (em 25/6) e no Theatro Municipal de Niterói (dias 27/6 e 28/6). As apresentações marcam a estreia moderna desta criação de Henrique Oswald, escrita originalmente em 1900 – e que foi produzida somente uma vez, em maio de 1952, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em celebração do centenário desse compositor brasileiro. O libreto é de Eduardo Filippi e foi baseado num conto de Alfred Musset, com mesmo nome.
O título da obra, em italiano, se refere a uma pinta ou marca de nascença que se encontrava nas espáduas de Madame Pompadour, favorita do rei Luís XV, na Versalhes do século XVIII. É uma história de honra, intrigas políticas, beleza e coragem. No espetáculo serão também apresentadas outras obras do compositor para orquestra, formações de câmara e o seu cancioneiro integral.
A direção cênica de “Il Néo” é de José Henrique Moreira e a direção-geral de Lenine Santos. “Honra, coragem, paixões, desejos, juramentos e conspirações se misturam num grande baile de máscaras para o qual todos estão convidados”, diz Lenine. “Durante o baile, serão também apresentados números de dança, lindas canções e música de câmara do compositor, comemorando em alto estilo o aniversário de 30 anos do Ópera na UFRJ e os 100 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ”, promete o diretor.
Nas apresentações, a Orquestra Sinfônica da UFRJ – OSUFRJ será regida pelo maestro Pedro Messias.
As apresentações na Escola de Música da UFRJ serão gratuitas e estão marcadas para os seguintes dias e horários: 20/6 e 21/6 (19h); 22/6 (16h); 23/6; (17h).
A EM/UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro do Rio, próximo à estação Cinelândia do metrô. Haverá retirada de senha uma hora antes de cada récita.
Já a apresentação no Centro de Tecnologia da UFRJ será em 25/6, às 13h. O endereço é Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.
Projeto Ópera na UFRJ
Fruto de uma parceria que envolve a Escola de Música, a Escola de Comunicação, a Escola de Belas Artes e o Fórum de Ciência e Cultura, o Projeto Ópera na UFRJ completa 30 anos em 2024 e integra professores e alunos de áreas como artes cênicas, cenografia, direção teatral, figurino, indumentária, música, produção, visagismo, regência coral e orquestral; além da Orquestra Sinfônica da UFRJ.
Este espetáculo conta também com o apoio de: ABM; Casa da Ciência; Circuito Proart; Faperj; Música Brasilis; Politécnica UFRJ; PPGM; Promus; Rádio MEC; SUAT; UFJF/ Pró-Música.
Para mais informações e programa completo do espetáculo, acesse https://musica.ufrj.br/mais-noticias/projeto-opera-na-ufrj-e-orquestra-sinfonica-da-ufrj-levam-espetaculo-il-neo-aos-palcos-do-rio-e-niteroi-em-junho
Fonte: Escola de Música da UFRJ . Imagens de divulgação