Ópera em Pauta

Algumas iniciativas iniciais prepararam o terreno para que um evento anual dos profissionais e instituições da Ópera no Brasil se consolidasse. Em 2004, a Funarte reuniu em Belo Horizonte representantes dos principais teatros produtores para apresentarem propostas para a elaboração de uma política pública para a Ópera. A iniciativa, infelizmente, não prosperou. Em 2006, em Manaus, houve a tentativa de criação de uma Associação Iberoamericana de Ópera, com teatros da América Latina e Espanha. Eventos acadêmicos também contribuíram para a reflexão de temas importantes. Em 2010, a Escola de Música da UFRJ organizou o Simpósio Internacional de Musicologia com o tema “Atualidade da Ópera”. Em novembro de 2015, foi a vez do Instituto Pensarte apresentar, no Theatro São Pedro, o seminário “Ópera no Brasil: desafios e perspectivas”. 

Assinatuta do protocolo Ola / Bid / Brasil durante o 22º Festival Amazonas de Ópera.

2019 acabou por se tornar um ano decisivo para a junção de esforços em prol da Ópera no Brasil. Nos dias 25 e 26 de maio foi realizado em Manaus o Encontro de Economia Criativa e Teatros de Ópera, integrando a programação do 22º Festival Amazonas de Ópera. Na ocasião houve a assinatura do protocolo OLA / BID / Secretaria de Cultura do Ministério da Cidadania para fomento da cadeia produtiva da Ópera na América Latina.  O evento contou com a participação do então Secretário Especial da Cultura, Henrique Pires; Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura do Estado do Amazonas; da diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, do diretor artístico do FAO; maestro Luiz Fernando Malheiro; da diretora administrativa da OLA, Paulina Ricciardi; da chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Solidariedade e Criatividade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-Chile), Trinidad Zaldivar; do presidente da Academia Brasileira de Música, João Guilherme Ripper; e do diretor executivo da Ópera da Colômbia – Fundação Camarin del Carmen, René Coronado.

Ópera em Pauta 2019, no Theatro Municipal de São Paulo.

Também em 2019 aconteceria a primeira edição do Ópera em Pauta. O evento nasceu de uma iniciativa conjunta das lideranças das instituições brasileiras filiadas à Ópera Latinoamérica: o Festival Amazonas de Ópera, o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro da Paz e a Cia Ópera São Paulo. Com o apoio da OLA, o evento teve por objetivo reunir os profissionais e instituições do setor para dar início a um trabalho colaborativo e definir estratégias conjuntas para o desenvolvimento da Ópera no Brasil. A primeira edição ocorreu em outubro de 2019, no Theatro Municipal de São Paulo. Congregou mais de 100 pessoas de diversas regiões do país, dentre gestores de teatros e orquestras, companhias independentes, compositores, regentes, cantores líricos, estudantes de música, críticos e jornalistas. 

Encontro de gestores durante o Ópera em Pauta 2021, no Theatro Municipal de São Paulo.

A pandemia de 2020 adiou a realização da segunda edição do evento, que só ocorreria em 2021, já sob a responsabilidade do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. Novamente no Theatro Municipal de São Paulo, duas mesas trataram dos temas “Desafios e perspectivas para o fortalecimento da indústria da Ópera no Brasil” e “Diversidade e inclusão na Ópera”. O evento finalizou com uma récita da ópera “A Voz humana”, de Francis Poulenc.

Mesa de encerramento do Ópera em Pauta 2022, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Pretendendo ser um evento de efetiva abrangência nacional, a edição de 2022 foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e abordou os temas “Mercado da Ópera no Brasil” e “Gestão da Ópera no Brasil”, finalizando com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira em homenagem ao centenário da cantora Renata Tebaldi. A data de 25 de outubro foi consolidada como a de referência para o evento, por ser o Dia Mundial da Ópera.

Em 2023, o Ópera em Pauta será realizado na cidade de Salvador, tendo por anfitrião o Núcleo de Ópera da Bahia, com o apoio da Fundação Gregório de Matos.