Algumas iniciativas iniciais prepararam o terreno para que um evento anual dos profissionais e instituições da Ópera no Brasil se consolidasse. Em 2004, a Funarte reuniu em Belo Horizonte representantes dos principais teatros produtores para apresentarem propostas para a elaboração de uma política pública para a Ópera. A iniciativa, infelizmente, não prosperou. Em 2006, em Manaus, houve a tentativa de criação de uma Associação Iberoamericana de Ópera, com teatros da América Latina e Espanha. Eventos acadêmicos também contribuíram para a reflexão de temas importantes. Em 2010, a Escola de Música da UFRJ organizou o Simpósio Internacional de Musicologia com o tema “Atualidade da Ópera”. Em novembro de 2015, foi a vez do Instituto Pensarte apresentar, no Theatro São Pedro, o seminário “Ópera no Brasil: desafios e perspectivas”.

2019 acabou por se tornar um ano decisivo para a junção de esforços em prol da Ópera no Brasil. Nos dias 25 e 26 de maio foi realizado em Manaus o Encontro de Economia Criativa e Teatros de Ópera, integrando a programação do 22º Festival Amazonas de Ópera. Na ocasião houve a assinatura do protocolo OLA / BID / Secretaria de Cultura do Ministério da Cidadania para fomento da cadeia produtiva da Ópera na América Latina. O evento contou com a participação do então Secretário Especial da Cultura, Henrique Pires; Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura do Estado do Amazonas; da diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, do diretor artístico do FAO; maestro Luiz Fernando Malheiro; da diretora administrativa da OLA, Paulina Ricciardi; da chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Solidariedade e Criatividade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-Chile), Trinidad Zaldivar; do presidente da Academia Brasileira de Música, João Guilherme Ripper; e do diretor executivo da Ópera da Colômbia – Fundação Camarin del Carmen, René Coronado.

Também em 2019 aconteceria a primeira edição do Ópera em Pauta. O evento nasceu de uma iniciativa conjunta das lideranças das instituições brasileiras filiadas à Ópera Latinoamérica: o Festival Amazonas de Ópera, o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro da Paz e a Cia Ópera São Paulo. Com o apoio da OLA, o evento teve por objetivo reunir os profissionais e instituições do setor para dar início a um trabalho colaborativo e definir estratégias conjuntas para o desenvolvimento da Ópera no Brasil. A primeira edição ocorreu em outubro de 2019, no Theatro Municipal de São Paulo. Congregou mais de 100 pessoas de diversas regiões do país, dentre gestores de teatros e orquestras, companhias independentes, compositores, regentes, cantores líricos, estudantes de música, críticos e jornalistas.

A pandemia de 2020 adiou a realização da segunda edição do evento, que só ocorreria em 2021, já sob a responsabilidade do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. Novamente no Theatro Municipal de São Paulo, duas mesas trataram dos temas “Desafios e perspectivas para o fortalecimento da indústria da Ópera no Brasil” e “Diversidade e inclusão na Ópera”. O evento finalizou com uma récita da ópera “A Voz humana”, de Francis Poulenc.

Pretendendo ser um evento de efetiva abrangência nacional, a edição de 2022 foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e abordou os temas “Mercado da Ópera no Brasil” e “Gestão da Ópera no Brasil”, finalizando com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira em homenagem ao centenário da cantora Renata Tebaldi. A data de 25 de outubro foi consolidada como a de referência para o evento, por ser o Dia Mundial da Ópera.
Em 2023, o Ópera em Pauta será realizado na cidade de Salvador, tendo por anfitrião o Núcleo de Ópera da Bahia, com o apoio da Fundação Gregório de Matos.