“O Afiador de Facas” tem suas primeiras apresentações no interior de São Paulo

Obra de Piero Schlochauer foi a vencedora do concurso do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto (FB-ODM) de 2021 e tem sua montagem de estreia produzida pela Cia. Minaz, com apoio do Projeto Ópera e récitas em Ribeirão Preto, Guarulhos, Santos e Santo André.

Com produção da Cia. Minaz e apoio do Projeto Ópera, o espetáculo “O Afiador de Facas”, de Piero Schlochauer , está fazendo, em agosto, sua estreia mundial com uma série de apresentações em cidades paulistas. A obra tem libreto escrito por Piero Schlochauer e Beatriz Porto e, nesta primeira montagem, conta com direção musical é do maestro Luis Gustavo Petri, direção cênica de André Cruz, cenários, figurinos e iluminação do Núcleo de Produções da própria Cia. Minaz e produção executiva de Ivo Rinhel D’Acol. Depois de sua estreia, em 17/08, em Ribeirão Preto, o espetáculo terá récitas no Teatro Padre Bento, em Guarulhos (23/08), seguindo para o Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos (29/08) e no Teatro Municipal Maestro Flávio Florence, em Santo André (31/08), contando com a parceria das Orquestras Sinfônicas de cada cidade (confira os horários e teatros no cartaz deste post*). O Projeto Ópera é parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que integra o programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacinal de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Obra vencedora de concurso

Em 2021, o Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto (FB-ODM) realizou um concurso para a composição de ópera, com o objetivo incentivar a produção de novas obras por compositores brasileiros, tendo como inspirações os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A iniciativa foi possível graças à parceria entre diversos teatros e entidades brasileiras. “O Afiador de Facas”, do compositor Piero Schlochauer, foi a vencedora do concurso. Seu enredo apresenta um drama familiar, narrado de forma não linear. O pano de fundo é o apelo do afiador de facas oferecendo seus serviços na rua, trazendo na trama temas como o Alzheimer e o luto. O elenco é composto por Isabela Mestriner, interpretando A Filha; Ana Lúcia Beneti, A Mãe; Anderson Barbosa, O Pai e Marcos Pinafo, O Filho.

Mais detalhes sobre o elenco e equipe técnica do espetáculo em https://www.minaz.com.br/programas. Para informações sobre retirada dos ingressos gratuitos, entre em contato com a bilheteria do teatro.

Imagens: Cenas e cartaz de “O Afiador de Facas” – foto Claudio Frateschi, divulgação