Confira a  Programação

26 out

à

24 nov

Casimiro de Abreu/RJ

10 dez

à

8 dez

Cordeiro/RJ

17 dez

à

15 dez

Arez – RN

10 out

à

8 dez

Currais Novos -RN

3 dez

à

30 nov

Salvador – BA

21 nov

à

17 nov

Rio de Janeiro – RJ

26 nov

à

24 nov

Ilha do Bom Jesus dos Passos – BA

19 nov

à

17 nov

Santana do Matos – RN

15 set

à

14 out

Carnaúba dos Dantas – RN

Sobre o Projeto

Ação do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, iniciativa levará atividades gratuitas de capacitação pedagógica e de ensino de instrumentos a cidades nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Inscrições para as primeiras oficinas, em Serrinha (BA) e Barra do Piraí (RJ) já estão abertas. Projeto faz parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ e, no RJ, tem também como parceira a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Com atividades que se iniciam no final de setembro de 2023, o Por Todas as Bandas do Brasil oferece capacitações presenciais gratuitas em instrumentos musicais, percussão e linguagem musical em cidades dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. A ação é parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, batizada de Por Todas as Bandas do Brasil, começa por Serrinha (BA) Barra do Piraí (RJ) e as inscrições para essas primeiras oficinas já estão abertas aqui no site.

Paralelamente, serão oferecidos ainda cursos, palestras e rodas de conversa online, também gratuitos, através da Academia Arte de Toda Gente, onde será ofertado, ainda, o Curso de Gestão Cultural Criativa, acessível a todos os profissionais da área cultural, produtores, regentes, instrumentistas e gestores culturais. A iniciativa é parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ que integra o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ. Nas cidades do estado do Rio de Janeiro, as ações têm também como parceira a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

 

Uma rede entre todas as Bandas

O Por Todas as Bandas do Brasil é formado por um conjunto de eventos oferecidos em diversas cidades e grupos musicais do Brasil, com atendimento focado na capacitação pedagógica, no desenvolvimento de programas de educação musical para a banda de música e difusão do repertório original para a formação, com base na tabela de níveis técnicos. O propósito central é promover o desenvolvimento artístico, técnico e pedagógico das bandas do Brasil com foco na capacitação dos agentes envolvidos nas atividades das Bandas de Música, realizada em de locais definidos pelas cidades contempladas.

Para realizar essas ações, o projeto busca parcerias para complementação de sua base de apoio. Neste primeiro momento, as ações se desenvolvem em três estados: Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte, atendendo ao todo 15 cidades. Mediante parcerias institucionais, cada cidade será atendida com uma equipe de docentes e monitores selecionados para atender as demandas da região. Futuramente, mais municípios e outros estados poderão ser incluídos no projeto.

“Está mais do que comprovado a atuação das bandas de música de todo o Brasil no processo de formação musical e desenvolvimento cultural das cidades do interior do país, mas a pandemia foi brutal e não dizimou somente vidas, mas corporações musicais centenárias e tantas outras que não tiveram mais condições de continuar suas atividades”, afirma o professor Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Programa Arte de Toda Gente. Marcelo destaca a importância da mobilização das instituições de ensino musical, no sentido de apoiar a retomada das atividades musicais das bandas de música, reforçar suas escolas de formação musical e seu papel como instituições de educação musical. “Não podemos virar as costas para essa situação atual, e a capacitação continuada de músicos das bandas precisa ser considerada uma política pública cultural e artística de todo o Estado Brasileiro”, defende o professor.

Marcelo Jardim explica que a finalidade das iniciativas propostas é interligar as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, formando uma rede de comunicação integrada, um intercâmbio de conhecimentos, com a troca de experiências e iniciativas bem-sucedidas de cada conjunto. “Essa rede de conexões contribui significativamente para uma compreensão mais profunda das bandas, algumas delas com uma trajetória centenária, e que desempenharam um papel crucial na educação musical e na disseminação cultural nas cidades do Brasil”, conclui.

Mais