Coletivo Samboclotec | Módulo 04

Uma dança de perguntas e respostas na gira de acerolas vermelhas tão quanto as nossas vidas. Mãos que acolhem e lançam futuros na poesia de frutas e frutos de árvores frondosas. O caboclo mandou avisar dos caminhos pisados na terra. O sotaque de que vem das possibilidades infinitas. O que...

Seis Brincadeiras Para Aprender Música Em Casa | Módulo 01

A apresentação de Guilherme Giglio "Seis Brincadeiras Para Aprender Música Em Casa" é composta por jogos que estimulam a percepção auditiva e musical, a expressividade, a criatividade composicional e o conhecimento básico sobre a partitura musical. Além disso, todos podem ser realizados tanto presencialmente quanto à distância.

Teatro é jogo! | Módulo 05

Neste vídeo, Maksin Oliveira trabalha a Crônica de Oswald de Andrade sobre João Cândido e a revolta da chibata, em 1910.

Seis Brincadeiras Para Aprender Música Em Casa | Módulo 04

“Pão Quentinho” é uma música mundialmente conhecida pela sua simplicidade. No entanto, com apenas suas três alturas diatônicas e três figuras rítmicas, podemos produzir diversas peças de um Jogo da Memória. As figuras desse jogo, separam, logo, compassos, incisos e notas, originando uma base para a análise e composição musical.

Seis Brincadeiras Para Aprender Música Em Casa | Módulo 05

Utilizando as peças do jogo acima, podemos colocá-las em ordens diferentes para criar novas melodias ou novos desenvolvimentos melódicos de “Pão Quentinho”. Podemos também apresentar uma melodia escrita a partir dessas peças e solicitar que o educando tente descobrir quais foram as peças que formaram a mesma. De ambas as...

Seis Brincadeiras Para Aprender Música Em Casa | Módulo 06

Consideremos a partitura tradicional como um plano cartesiano de dois eixos. No eixo “Y”, variamos as alturas, enquanto que, no eixo “X”, variamos a duração. Seguindo esse princípio, qualquer desenho do educando pode se transformar numa partitura. Para isso, basta analisarmos seu contorno gráfico e criarmos uma melodia tendo referência...

Coletivo Samboclotec | Módulo 02

Na pia de uma cozinha uma torneira aberta, um ralo e uma faca provocam imagens e gestualidades de um samba riscA-DÔ, marcA-DÔ, sincopA-DÔ, arriscaA-DÔ, cuidA-DÔ. A faca e o prato é um instrumento utilizado para tirar um samba em uma roda. E não um instrumento vergonhoso ou desqualificA-DÔ. É tecnologia...

Memórias brincantes | Módulo 01

O projeto “Memórias Brincantes” traz três elementos chaves: a memória, o corpo brincante e as matrizes estéticas tradicionais, onde utilizamos a minha casa como espaço cênico, as memórias e histórias dos meus familiares como plano de fundo, como também a contribuição de amigos e artistas que fizeram um exercício de...