Ação realizada na cidade de Macapá (AP), de 13 e 15 de junho de 2022 em parceria com a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e SESC Araxá/AP. O evento ofereceu uma programação com cursos e oficinas sobre gestão e produção cultural acessível, audiodescrição em contextos culturais e tecnologias assistivas aplicadas em cena, com professores e especialistas em acessibilidade locais e de outros estados do Brasil.
Descrição das atividades:
Introdução à Audiodescrição em Contextos Culturais
Professoras: Elza Lopes e Rosenilda da Costa
Esta oficina priorizou a compreensão dos conceitos básicos da audiodescrição (AD), sendo apresentados mediante espaços, produtos e obras culturais amapaenses tornando-os acessíveis.
Oficina de Gestão e Produção Cultural Acessível
Professora: Renata Silencio
A oficina trouxe a importância da acessibilidade nos projetos e equipamentos culturais, sensibilizando produtores e gestores culturais a implementar de fato essa prática nas diversas ações culturais que venham a realizar. As aulas versaram sobre as tecnologias assistivas; normas técnicas; barreiras atitudinais, físicas, sensoriais, dentre outras; a formatação de projetos culturais visando acessibilidade, técnicas de descrição de imagens e texto alternativo.
As Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas na Cena
Professor: Thiago Santana
A oficina teve um caráter teórico e prático, com estudos de casos, simulações de casos específicos relacionados às linguagens artísticas, rodas de discussões e criação de tecnologias assistivas para uma prática artística inclusiva e acessível. Foram abordadas as Interferências e contribuições dos mecanismos de inclusão e acessibilidade na concepção estética artística; A cena, a língua de sinais e audiodescrição – língua/ linguagem e canais de comunicação; Tecnologias assistivas e a fruição artística; Legislação e cultura inclusiva.