Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente – Porto Alegre

Ação Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente foi realizada na cidade de Porto Alegre (RS), entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022, no Centro Cultural da UFRGS, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A programação foi composta por oficinas, mesas de debate, exibições de filmes e lançamento de livros com a temática da acessibilidade em diferentes linguagens artísticas. A ação contou com especialistas em acessibilidade de diferentes estados do Brasil e com uma especialista do Uruguai.

Mesa Artes da Cena e Acessibilidade: desaprender é preciso

Participantes: Jefferson Fernandes e Letícia Schwartz

Essa mesa redonda teve como referência a provocação poética de Manoel de Barros que nos convoca a pensar sobre uma didática da invenção, buscando enfocar as contribuições reflexivas de artistas com deficiência das artes cênicas que nos ajude a propor mediações acessíveis anticapacitistas nas diversas práticas espetaculares.

Mesa Mediação Cultural Acessível

Participantes: Felipe Monteiro, Eduardo Cardoso,  Liliana Tavares e Leticia Lorier

A mesa teve como tema central a Mediação Cultural Acessível e os agentes, recursos e estratégias para tanto, destacando a atuação dos profissionais envolvidos, incluindo as pessoas com deficiência enquanto consultores e protagonistas deste processo. Abordou ainda a formação de mediadores e preparação dos espaços culturais para efetiva inclusão.

Oficina Produção de Festival Acessível

Professores: Liliana Tavares e Sid Schames

A oficina tratou sobre os recursos e estratégias para produção de festivais acessíveis, assim como das formas de fomento e operacionalização.

Oficina Mil Brinquedos, Mil Sorrisos BR

Professor: Eduardo Cardoso

Essa oficina mostrou como adaptar brinquedos para crianças com deficiência física e mobilidade reduzida, assim como confeccionar acionadores de pressão a partir de sucata.

Oficina Acessibilidade em Museus

Professores: Felipe Monteiro, Eduardo Cardoso e Liliana Tavares

A oficina discutiu as questões que envolvem a visitação da pessoa com deficiência em espaços museais. Desde o momento da acolhida até a despedida. Entender a diferença entre acessível e acessável, conhecer as principais tecnologias assistivas e quais são os públicos prioritários, de que forma os recursos de acessibilidades devem estar dispostos, em quais contextos podem e devem ser inseridos, como os recursos chegarão até o usuário, entre outros.

Oficina Teatro e não vidência: contando história para não se vê

Professor: Jefferson Fernandes

Como pensarmos a cena pela fertilidade da escuridão, tendo como referência a capacidade reveladora da palavra que emerge da contação de história como performance?  Como essa palavra que também estaria na ordem da distância, poderia se manifestar como presença proximal que toca quem a escuta? Esse foi o mote do exercício cênico proposto na oficina, tendo como referência o tema “Saudade”.

Oficina Consultoria em Audiodescrição para Concertos

Professores: Felipe Monteiro e Eduardo Cardoso – participação Orquestra da UFRGS

Essa oficina teve como propósito apresentar a audiodescrição e como ela pode estar inserida no universo da música erudita e suas especificidades. Apresentação da estrutura dos roteiros de audiodescrição, desde a chegada dos usuários até o encerramento do espetáculo. Informações que devem conter no roteiro tais como repertório, compositores, história sobre o repertório e seus respectivos compositores, maestros, músicos e seus respectivos instrumentos, organização de palco, vestimentas, além das especificidades do roteiro da dinâmica musical.

Festival Cinema Acessível KIDS

Participantes: Liliana Tavares e Sid Schames

Sessão de cinema acessível para crianças de escolas públicas locais e participantes do evento na Sala Redenção de Cinema Universitário – UFRGS.

Painel: VerOuvindo

Participantes: Liliana Tavares e Jefferson Fernandes

Nesse encontro foram apresentados os vários eixos de atuação do festival VerOuvindo ao longo das suas sete edições, configuração que foi se desenhando a partir da colaboração dos participantes e do público.

Oficina Novas abordagens da acessibilidade no cinema

Participantes: Leticia Lorier e Liliana Tavares

Na oficina foram exploradas possibilidades criativas e interdisciplinarias e processos de criação de acessibilidade em obras cinematográficas. 

Lançamento de Livros Multiformato Acessíveis

Participantes: Liliana Tavares, Felipe Monteiro, Eduardo Cardoso, Cláudia Rodrigues de Freitas Participação do Grupo Multi – Livros Multiformato UFRGS

Lançamento de livros multiformato acessíveis do Grupo Multi da Faculdade de Educação da UFRGS. Houve a apresentação do processo de desenvolvimento dos livros e depoimentos de participantes e leitores.