O Projeto Um Novo Olhar disponibiliza os Anais do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, que reúne trabalhos apresentados por pesquisadores e professores no evento. O congresso, realizado em agosto de 2023, na Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro, contou com mais de 300 participantes, incluindo professores e regentes de todas as regiões do Brasil e do exterior. A programação incluiu apresentações de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, oficinas, práticas musicais, lançamentos de livros e performances, abrangendo aspectos cruciais da pedagogia e performance coral para coros infantis, juvenis e adultos. Os anais, agora disponíveis para download, reúnem os trabalhos apresentados durante o congresso, proporcionando um valioso recurso para a pesquisa e a prática no campo coral.
A terceira edição do CIMUCI – Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil veio de encontro a um anseio que despontava desde a sua primeira edição: reunir presencialmente regentes corais e coralistas de diversas localidades do Brasil e do exterior, e possibilitar a escuta acústica dos sons das vozes infantojuvenis, isto é, fora dos meios eletrônicos – algo que nossos ouvidos, mentes e corações estavam desejando, com muita expectativa. Após realizarmos uma primeira edição totalmente virtual e uma segunda edição híbrida, o CIMUCI presencial – com transmissão on-line, possibilitando o acesso daqueles que não puderam participar presencialmente – foi, portanto, a concretização de um sonho que se iniciou no período da pandemia.
De tradição oral, o cordão de bicho “O Leão da Ilha” teve forte atuação nos característicos folguedos juninos na comunidade da Praia do Marahu, na Ilha do Mosqueiro, distrito de Belém do Pará, nas décadas de 1980 e 1990. No início de 2000 foi possível registrar o áudio original das canções, com o canto de Dona Maria e Seu Bem, guardiões do cordão. Em 2020, a proposta foi retomada, com a transcrição das 17 canções que compõe a obra. O direcionamento foi para o registro em audiovisual com quarteto vocal e piano, e a montagem de um caderno de partituras, com um enredo totalmente novo, baseado nos textos originais, mas com uma ponta no realismo fantástico. O cordão encontrou caminho através do projeto Um Novo Olhar, em sua ação para canto coral para que possa ser conhecido e utilizado em apresentações pelo Brasil, de maneira a difundir a tradição do cordão de bichos e servir de material pedagógico para as escolas do ensino fundamental.
A publicação Anais do II Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil reúne o conteúdo de palestras, mesas-redondas e trabalhos apresentados durante a segunda edição do CIMUCI, realizada no ano de 2021. O CIMUCI é uma realização do projeto Um Novo Olhar, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e a Fundação Nacional das Artes – FUNARTE, juntamente com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); o Lar Donato Flores, de Tatuí, São Paulo e a Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), em parceria com A Nova Associação Brasileira de Regentes Corais – ABRACO e a Asociacion de Directores de Coro de la República Argentina – ADICORA
Organizado pela professora Maria José Chevitarese, o trabalho conta com a colaboração de várias regentes especialistas no tema e o aborda a partir de diferentes enfoques. O livro é uma publicação do projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e estará disponível para download AQUI.