Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileira; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.
Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.
Para alcançar seus objetivos, a Fundação Nacional de Artes tem atuado continuamente no fomento à produção nessa área; na formação de público; e na capacitação de artistas, técnicos e produtores. Realiza apoio a projetos, em todos os estados brasileiros e no exterior; implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas; mantém espaços culturais (hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal); e edita publicações.
Para mais informações e acesso à agenda de atividades e algumas das publicações da Funarte, acesse https://www.gov.br/funarte/pt-br.
A história da hoje Escola de Música da UFRJ tem 175 anos e se iniciou em 1848 com a inauguração do Conservatório de Música por decreto do então Governo Imperial – depois transformado no Instituto Nacional de Música (1889) e, mais tarde, em Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (1937). Ao longo de sua trajetória, a Escola de Música (EM) vem reunindo alguns dos principais nomes da música brasileira em seu corpo docente e formando gerações de mestres e artistas. Com tradição de inovação e como precursora do ensino de música no Brasil, a instituição foi responsável pelo primeiro Programa de Pós-Graduação em Música no país, criado nos anos 1980 e que já soma quase três centenas de trabalhos defendidos, tendo também criado os primeiros laboratórios de Música e Tecnologia e de Etnomusicologia. Inúmeros trabalhos de pesquisa e extensão são desenvolvidos anualmente, em todas as áreas da música.
Atualmente a Escola de Música se estrutura administrativamente em:
Quatro direções de área – Direção Geral, Direção de Ensino/Graduação, Direção de Extensão/Musicalização, Direção Artística e, ainda, uma Gerência Administrativa;
Sete departamentos de Graduação – Instrumentos de teclado, Composição, Instrumentos de cordas, Musicologia e Educação Musical, Vocal, Instrumentos de sopros e de percussão e Música de conjunto. São oferecidas 27 habilitações nos cursos de Bacharelado em Música e uma Licenciatura em Música.
A Escola possui ainda a Biblioteca Alberto Nepomuceno, uma das mais importantes instituições de obras raras em música da América Latina; um centro de registro autoral e inúmeros núcleos e laboratórios de pesquisa.
Na área artística, a EM conta com diversos grupos artísticos de representação institucional, tais como a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Orquestra de Sopros da UFRJ, o Coral Brasil-Ensemble, o grupo Sacra Vox, o Coro Infantil da UFRJ, a UFRJazz Ensemble e o grupo de choro Sôdade Brasilis. E mantém projetos permanentes, como o Ópera na UFRJ, a Escola vai a Ópera, o Simpósio de Musicologia, a Semana de Aniversário da EM/UFRJ, o Simpósio UFRJ de Bandas de Música e Bandas Sinfônicas.
Verdadeiro centro de excelência na formação acadêmica musical, a Escola de Música da UFRJ atua ainda em projetos em parceria com instituições federativas, com objetivo de conectar o tripé ensino, pesquisa e extensão com ações de políticas públicas para o ensino da música e das artes.
A Fundação Universitária José Bonifácio – FUJB é uma entidade que se enquadra na categoria de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, a FUJB foi constituída em 17 de dezembro de 1975 e tem por finalidade promover e subsidiar programas de desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da cultura, da ciência, da tecnologia, das letras, das artes, dos desportos e da ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como acompanhar a consecução dos objetivos estabelecidos nesses programas.
Para mais informações e acesso aos estatutos da Fundação Universitária José Bonifácio, acesse http://www.fujb.ufrj.br/.
Arte de Toda Gente | Programa em parceria Funarte-UFRJ
Coordenação Geral Marcelo Jardim
Coordenação de Comunicação Fabiana Rosa
Coordenação de Inovação e Parcerias Institucionais Katia Augusta Maciel
Academia Arte de Toda Gente Júlio Colabardini, coordenador, e Marlon Magno
Gestão de Projetos Ana Cláudia Melo
Administração Aliciandra Amaral, Tânia Oliveira e Beatriz Veiga, assistente
Arte e WebDev Márcio Massiere, Diretor
Imprensa Henrique Koifman
Revisão Daniele Paiva, Maurette Brandt e Mônica Machado
Diagramação Renata Arouca
Fotografia Nadejda Costa e Walda Marques
Núcleo de Mídias Digitais | NuMiDi
Produção de Conteúdo Carolina Lais de Assis
Roteiro e podcasts Fernando Salles
Audiovisual Alberto Moura
Design Gráfico André Flauzino e Malany Dias
Webdesign Renan Ferreira
UM NOVO OLHAR | UNO
Coordenação: Marcelo Jardim
Coordenação de Acessibilidade: Patrícia Dorneles
Coordenação de Canto Coral: Maria José Chevitarese
Coordenação dos Cursos em Ensino a Distância de Canto Coral: Juliana Melleiro
Gerência de Produção: Lanuzza Lima e Leandra Vital
Assistência de produção em acessibilidade: Isadora Machado
Assistência de coordenação em canto coral: Danielly Souza
Assessoria Curso “Arte/Educação+Acessibilidade+Inclusão”: Thelma Alvares e José Antônio Borges
Coordenação de Ensino a Distância: Angélica Dias e Júlio Silveira
Coordenação do Acessibilifolia: André Ramos
Consultoria DIRAC/UFRJ: Amélia Rosauro e Cláudia Martins
Tradução para Libras: Gabriel Sampaio e Raphael Costa
Supervisão da Equipe de Audiodescrição: Vera Lúcia Santiago
Audiodescrição: Lindolfo Júnior, Naiana Moura e Stefanie dos Santos
Locução e edição de audiodescrição: Filipe Granja
Consultoria em audiodescrição: Paulo Henrique da Silva
Supervisão da Equipe de Legendagem: Patrícia Vieira
Legendagem: Eurijunior Sales e Joel Bezerra
Editoração de partituras e edição de vídeos de canto coral: Cadu Barcelos
Vocal para vídeos de canto coral: Carolina Morel e Sarah Salotto
Piano para vídeos de canto coral: Hector Coutinho
Diagramação e revisão dos textos (Anais Cimuci): Fernanda Estevam
Editora Escola de Música
Subcomissão para produtos didáticos, bibliográficos, fonográficos e audiovisuais
Marcelo Jardim, presidente
Coordenação editorial
André Cardoso, Maria José Chevitarese, Aloysio Fagerlande, Eduardo Monteiro e Leandro Soares
Área em atualização. Tente novamente mais tarde.