Sinfonia “Serrana”, de Ernani Aguiar, estreia em concerto da OSUFRJ, dia 2/9

Obra inclui textos de poetas nascidos em Petrópolis e apresentação, gratuita, conta com a participação do Coro Sinfônico da UFRJ e regência de Marcelo Jardim.

No dia 2 setembro, às 19 h, a Orquestra Sinfônica da UFRJ sobe ao palco do Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da universidade para apresentar um programa formado exclusivamente de obras de compositores brasileiros: Lorenzo Fernandez, Ernani Aguiar e Villa-Lobos. Com regência de Marcelo Jardim, o concerto faz parte da programação da centésima temporada da orquestra e tem entrada franca.

O programa da noite abre com “Batuque”, da Suíte Reisado do Pastoreio, de Lorenzo Fernandez. A peça tem um significado especial, por representar as mais de 200 obras executadas pela orquestra em estreia mundial ao longo de sua trajetória centenária. A composição teve sua estreia justamente no palco do Salão Leopoldo Miguez, em 29 de agosto de 1930 e se tornou uma das obras orquestrais mais conhecidas e executadas de compositor, tanto no Brasil, quanto no exterior.

A estreia da noite é a Sinfonia “Serrana”, de Ernani Aguiar. A obra traz, em seus quatro movimentos, textos de quatro poetas nascidos em Petrópolis – Reynaldo Chaves, Wolney Aguiar, Raul de Leoni e Hélio Chavese. Sua execução conta com a participação do Coro Sinfônico da UFRJ. O grupo é formado pela junção de todas as turmas de Canto Coral da Escola de Música, sob a responsabilidade das professoras Maria José Chevitarese (Brasil Ensemble), Valéria Matos (Sacra Vox), Juliana Melleiro Rheinboldt e do professor André Protásio (classes de Canto Coral), contando neste concerto com a participação especial do professor e barítono Marcelo Coutinho como solista.

O programa finaliza com uma obra emblemática de Villa-Lobos, um ex-aluno da Escola de Música que se consagrou internacionalmente como um dos grandes compositores do século XX. O Choros no10 apresenta uma espécie de quadro sonoro da natureza e da cultura brasileiras, unindo os ambientes rurais e urbanos.

A entrada é gratuita e a apresentação está marcada para as 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, que fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô.

PROGRAMA

1. Oscar LORENZO FERNANDEZ (1897-1948) – Batuque da Suíte Reisado do Pastoreio (1930) 4’

2. Ernani AGUIAR (1950) – Sinfonia “Serrana” (2024) 20’ estreia

I- “Ária do Forte” (Allegro) – Texto de Reynaldo Chaves

II- “Antúrios” (Lento) – Texto de Wolney Aguiar

III- “Noturno” (Andante calmo) – Texto de Raul de Leoni

IV- “Aquela Serra” (Allegro molto) – Texto de Hélio Chaves

3. Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959) – Choros no10 “Rasga Coração” (1926) 13’

Texto de Catulo da Paixão Cearense

Marcelo Coutinho (barítono)

Coro Sinfônico da UFRJ

(Classes dos professores Maria José Chevitarese, Valéria Matos, Juliana Melleiro Rheinboldt e André Protásio)

Orquestra Sinfônica da UFRJ

Regência de Marcelo Jardim

Foto de abertura: Ernani Aguiar em foto de divulgação

Fonte: Escola de Música da UFRJ

Texto base de Julio Longo