Descrição

Entrevistamos Maestro Oséas, em meio a um de seus conhecidos ensaios abertos que atraem moradores da cidade e redondezas, e turistas de todo o Brasil e do mundo. Chegando a comandar 40 músicos, nos cortejos com a formação completa, o maestro fala sobre os gêneros do frevo, as agremiações de Olinda, sua vivência em Olinda e a rotina puxada da época de carnaval. Admirador de frevos tradicionais, muitos dos quais pouco conhecidos pelo público em geral, Oséas abriu espaço também para incluir arranjos de músicas de compositores contemporâneos, como Alceu Valença, e de outros gêneros musicais, como Luiz Gonzaga. Oséas Leão, o Maestro Oséas, é músico e maestro de orquestras de frevo Natural de Aliança/PE, vive em Olinda há mais de meio século, desde os 12 anos de idade. Atualmente tem sua orquestra, que leva seu nome, e que se apresenta em cortejos de agremiações e em palcos. O Grêmio Musical Henrique Dias foi fundado em 30 de abril de 1954, funcionando até hoje na rua 13 de Maio, bem próximo aos famosos Quatro Cantos de Olinda. Foi a primeira escola profissionalizante para músicos de frevo, sem fins lucrativos.

Autores

Nenhum autor relacionado

Sobre esta apresentação e seus artistas

Navegação

Vídeos desta Apresentação

Neste primeiro episódio da Mostra Olinda, passeamos pelas ruas e conversamos com alguns dos envolvidos na preservação da memória e história da cidade. No Arquivo Público Municipal, um dos poucos do gênero, vamos ouvir os depoimentos de alguns de seus guardiões.
Mostra Olinda Virtual: História e Patrimônio
Se tem algo que remete imediatamente a Olinda, é o frevo. O carnaval olindense divide com Recife, Rio de Janeiro e Salvador o lugar emblemático de tradições singulares dessa festa brasileira.
Mostra Olinda Virtual: Frevo: Agremiações
Neste episódio, o frevo segue para as ruas, costurado pelos temas de agremiações e mestres do passo e da criação de todo o aparato do desfile de rua. No Clube Vassourinhas de Olinda, o mais antigo em funcionamento na cidade, Adriana do Frevo fala sobre a experiência do aprendizado e ensino do passo do frevo, e da organização do cortejo dos blocos de carnaval.
Mostra Olinda Virtual: Frevo Bloco & Passo
Entrevistamos Maestro Oséas, em meio a um de seus conhecidos ensaios abertos que atraem moradores da cidade e redondezas, e turistas de todo o Brasil e do mundo.
Mostra Olinda Virtual: Frevo Música
Neste episódio, o rico artesanato produzido em Olinda é representado pelo trabalho de Julião das Máscaras, herdeiro de uma tradição familiar centenária de produção desses adereços. Em papel machê, representam personagens tradicionais ou inventados pelo próprio, para enfeitar os foliões, animar e colorir a festa: arlequins, la ursas, cachorros, jacarés, passarinhos, e muitos outros, da cultura popular e pop.
 Mostra Olinda Virtual: Artesanato e as máscaras de Julião
Neste episódio, vamos conhecer a TV Viva, iniciativa que surge a partir de comunicadores moradores de Olinda, sendo pioneira na comunicação popular e na atuação do audiovisual educativo e institucional, com grande atenção para as comunidades e manifestações da cultura popular: música, dança, carnaval. Logo passou a atuar em conjunção com a organização não governamental Centro de Cultura Luiz Freire.
Mostra Olinda Virtual: TV Viva
Este episódio aborda a renovação musical de Olinda desde o final da década de 80, com o MangueBeat, a partir da percussão negra do bairro popular de Peixinhos, e com o surgimento do movimento “Original Olinda Style”, com bandas como a Eddie.
 Mostra Olinda Virtual: Renovação Musical
Neste episódio, conhecemos a vida e trabalho de Dona Ana Lúcia, Mestra de Coco de Roda que nasceu e vive até hoje no Amaro Branco, bairro popular colado ao sítio histórico de Olinda.
Mostra Olinda Virtual: O coco de Roda
Olinda é uma cidade que sempre acolheu pessoas de fora, que vinham habitar ou visitar transitoriamente. Muitos, acabam ficando e desenvolvendo carreira e família, direcionando sua vida para a arte e a cultura, fato bem ilustrado por vários entrevistados da Mostra Olinda.
Mostra Olinda Virtual: Artistas estrangeiros