INTRODUÇÃO À MUSICOGRAFIA BRAILLE

O Sistema Braille tem por base a capacidade de pessoas com deficiência visual e cegueira identificarem pontos em relevo sobre o papel. Tal simplicidade permite que o sistema seja aplicado em áreas do conhecimento tão distintas quanto a matemática, a física, a química e a música. O Curso de Introdução à Musicografia Braille se destina a educadores, instrumentistas em música que possam trabalhar com crianças, jovens e adultos cegos transmitindo os conhecimentos básicos necessários para o ensino e tradução de sinais musicográficos de partituras em "notação braille musical". Diante da facilidade que é a musicografia braille, apesar da subjetividade que é a música, esperamos que os alunos ao finalizarem o curso, aprendam a ler, redigir e transcrever partituras em braille (princípios básicos).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo Ambientação – Louis Braille e a Música
Módulo 1 – Cela Braille e Notação Musical
Módulo 2 – Notações Musicais Braille
Módulo 3 – Fórmulas de Compassos e Texto Musical em Braille
Módulo 4 – Grupos Irregulares e Articulações em Braille
Módulo 5 – Sinais das Oitavas e o Software Musibraille

PROFESSORES

José Antônio Borges 

Coordenador do Programa de Pós-Gradução em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ / Assessoria técnica do curso Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão do Projeto Um Novo Olhar

Dolores Tomé

Professora colaboradora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ / Musicografia Braille / Flautista pela Universidade de Brasília – UNB / Doutora em Informação e Comunicação Acessível.

Jonatas Souza

Professor de Música SME Horizonte/CE / Gerente de Projetos Culturais SECULTJ Guaiuba/CE / Projeto Música em Pontos