Publicações

Dez Estudos Para Bandolim Solo
Daniel Migliavacca

Esta série de dez estudos foi desenvolvida com o intuito de aprimorar algumas particularidades técnicas do bandolim, como a palhetada, a digitação, o tremolo, entre outras. O maior desafio deste trabalho foi apresentar estudos que equilibrassem a busca desse aprimoramento técnico instrumental e a liberdade da expressão artística, além de contribuir para a ampliação do repertório para o bandolim solo no Brasil.

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Caderno Brasileiro para Bandolim
Vitor Casagrande

O produto pedagógico de Vitor Casagrande é um trabalho objetivo e versátil, recomendável a todos os níveis técnicos de bandolinistas, autodidatas, estudantes em geral e professores do instrumento. Aproximando-se da escola italiana de bandolim através de uma proposta de refinamento da articulação nos movimentos de palhetada, o caderno de estudos de Casagrande fomenta o acesso ao aprofundamento técnico, contribui para uma formação mais sólida de novos bandolinistas brasileiros e enriquece a interface entre o estudo formal e informal do bandolim no Brasil.

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O bandolim polifônico de dez cordas
Tiago Santos

O produto artístico do bandolinista Tiago Santos, Bandolim Polifônico de Dez Cordas (SANTOS, 2019), contém dez obras inéditas de sua autoria para bandolim de dez cordas solo (sem acompanhamento), registradas em partituras e arquivos fonográficos, reunidas em um caderno de partituras e álbum (CD), ambos distribuídos em streaming.
Elaborado e concluído durante o curso da turma de 2018 do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS-UFRJ), é um trabalho experimental com foco na construção de repertório brasileiro para bandolim de dez cordas1
(doravante, aqui denominado simplesmente como B-10), onde o autor propõe uma análise dos recursos e das problemáticas do instrumento na elaboração musical de vozes independentes, caracterizadas como polifonia e tratadas de forma experimental nestas dez obras autorais: “Flamboyants”, “Nove de Frevereiro”2, “De Évora ao Rossio”, “Champs Elíseos”, “Prelúdio dos Anjos”, “Duas Ilhas”, “Sonata em Ré Menor”, “Acalanto”, “Descobrindo o Chão” e “Prelúdio em Dó”.

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Cadernos pedagógicos vol. 1 – Acordes horizontais
Daniel Rebel

Acordes Horizontais constitui-se em um pequeno compêndio que reúne e propõe algumas maneiras de se estudar a execução de acordes na flauta transversal. O autor oferece linhas de raciocínio que transformam tais acordes em argumentos melódicos onde, contextualizados sob diversas situações musicais, passam a corroborar para o enriquecimento de um discurso melódico improvisado no âmbito da música popular brasileira e do jazz.
O autor ressalta que o objetivo primeiro deste trabalho é fomentar o desenvolvimento da potência criativa dos estudantes, inspirando-os a se aventurar por novas possibilidades fraseológicas calcadas no pensamento vertical dos acordes.

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Cadernos pedagógicos vol. 1 – Caderno brasileiro para contrabaixo
Omar Cavalheiro

Trata-se de um método que conecta a escola clássica de estudo do instrumento com repertório de música popular carioca urbana. É dirigido a professores, instrumentistas profissionais ou amadores, estudantes, escolas e projetos sociais dedicados ao ensino da música.
Os diferentes papéis ou funções que o contrabaixo pode desempenhar, as demandas dos arranjos em geral, a participação nas diferentes formações e demais situações musicais que se apresentam a um contrabaixista, motivaram a elaboração dos estudos.
O método, na forma de estudos com escalas, arpejos, estudos melódicos e da linha do baixo, facilita a percepção, leitura e execução das músicas no instrumento. O material temático é explorado de diversos modos, para um bom condicionamento na função solista.

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Cadernos pedagógicos vol. 2 – Caderno de Choros para percussão
Paula Buscácio

A autora apresenta uma série de doze arranjos de choros brasileiros populares para grupo de percussão, elaborados a partir de obras em domínio público. O choro é aqui compreendido de maneira ampla, abrangendo manifestações como tango, polca e valsa.
Cada arranjo – à exceção de Batuque, único para o qual não foi escrita parte opcional – possui uma ou mais partes que podem ser extraídas ou substituídas sem que isso altere a integridade do arranjo, proporcionando maior flexibilidade ao grupo.
Trata-se de uma coletânea eficaz para o estudo e prática do choro em grupos de percussão com diversas configurações.

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