Descrição

O concerto “Fernando Sodré Solo” tem como principal relevância a universalização da viola caipira na musica brasileira. Partindo da inspiração do nome do projeto “Arte de Toda Gente” Sodré selecionou peças que fazem parte da sua história musical e que explora a viola caipira como um instrumento inserido na música instrumental brasileira, abrangendo vários gêneros e estilos. Além de composições próprias, Fernando executa arranjos elaborados e novas versões de clássicos da musica brasileira como Samba do Avião de Tom Jobim, Naquele Tempo de Pixinguinha, Desvairada de Garoto entre outras. Em um repertório que passeia pelo choro, bossa nova, tango, valsas e na essência da música mineira a viola de Sodré leva aos ouvintes uma experiência surpreendente que transcende a ideia da tradicional viola caipira.

Autores

Nenhum autor relacionado

Sobre esta apresentação e seus artistas

Navegação

Vídeos desta Apresentação

Em sua apresentação para o festival Arte de toda gente, a cantora e compositora Violeta Lara, natural de Belo Horizonte, traz um show que une sensibilidade e bom gosto.
Festival Arte de Toda Gente: Violeta lara
Neste trabalho Christiano Caldas faz uma homenagem à música instrumental mineira e sustenta a narrativa musical sob a perspectiva de um repertório mais melódico, que dialoga com o jazz standard, a bossa nova e suas referências do clube da esquina.
Festival Arte de Toda Gente: Christiano Caldas
No show As Violas de Chico Lobo, o violeiro revisita sua obra, carregada de elementos da cultura popular. Rende homenagem ao seu estilo violeiro tecido nas cidades barrocas e sertões de Minas.
Festival Arte de Toda Gente: Chico Lobo
Apresenta músicas dentro de uma linha interpretativa contemporânea, com um sotaque assumidamente mestiço.
Festival Arte de Toda Gente: Duo Barroqueando
No show Bárbara Barcellos voz e violão, a cantora e compositora apresenta músicas autorais e releituras de clássicos do movimento clube da esquina e da música brasileira em um formato intimista, com arranjos que trazem o estilo próprio e um caráter simplista e aconchegante.
Festival Arte de Toda Gente: Bárbara Barcelos
Para esta Mostra de Viola de Dedilhada, Valdir Verona selecionou um repertório permeado de temas instrumentais e canções onde o violeiro mostra vários aspectos da cultura do sul ligados à história da viola de 10 cordas.
Festival Arte de Toda Gente: Valdir Verona
Durante oito meses, Hugo Linns criou composições novas, estudou formas de integração de tecnologias audiovisuais e consultou amigos de diversas áreas.
Festival Arte de Toda Gente: Hugo Linns
Dona Jandira apresenta para a Mostra Bossa Criativa o repertório do CD Afinidades, que celebra a magia e sedução de canções que romperam fronteiras e latitudes e atravessaram gerações contagiando o mundo de poesia e emoção.
Festival Arte de Toda Gente: Dona Jandira
Nesta apresentação especial para o projeto “Arte de Toda Gente”, o violeiro Paulo Freire traz músicas e histórias de seu aprendizado no sertão, mostra a viola de cocho e a de buriti, além de pontear suas próprias composições.
Festival Arte de Toda Gente: Paulo Freire