Vem aí o III Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ

A Orquestra de Sopros da UFRJ vai ser apresentar no evento – foto de divulgação.

Entre os dias 17 e 20 de novembro, a Escola de Música da UFRJ, no Rio, recebe o III Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ. O evento é dedicado ao desenvolvimento da banda de música no Brasil e terá uma programação gratuita e intensa, que inclui cursos, oficinas, mesas, mostras, shows e concertos – com a participação dos grupos Orquestra de Sopros da UFRJ, Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, Banda Sinfônica da Faetec de Marechal Hermes, Orquestra de Sopros Nova Aurora (Macaé – RJ), Banda de Música União dos Artistas (Barra do Piraí – RJ), Sociedade Banda de Música de Cordeiro e da Banda Luzeiro, entre outros. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo formulário disponível em https://forms.gle/vmEwcngYVf8HagWq9.

A iniciativa é parte do projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Essa edição do simpósio conta ainda com a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro – SECEC-RJ.

O encontro

A Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro participa do Simpósio

Nesta terceira edição, o Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ traz como tema a ação Por Todas as Bandas do Brasil, com abordagem nos princípios pedagógicos para a organização de planos de ensino e capacitação para regentes e instrumentistas das bandas nas regiões do país – que é uma das ações do Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ e que dá suporte técnico ao Projeto Bandas da Funarte. Entre seus objetivos estão a produção de material didático e pedagógico, o desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem e a conexão de maestros e instrumentistas de todo o país. Paralelamente, o Bandas promove a edição das séries Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil, Música Brasileira para Bandas e A Banda do Villa, além de outras coleções específicas, como Uma Breve História do Choro.

O III Simpósio busca conectar os programas atuantes bem como trazer à tona as experiências obtidas com o Por Todas as Bandas do Brasil nos estados do Rio Grande do Norte, da Bahia e do Rio de Janeiro. Todo o repertório apresentado durante esta terceira edição será disponibilizado no site https://artedetodagente.com.br/bandas-de-musica/.

O III Simpósio tem coordenação geral do prof. Marcelo Jardim, coordenação pedagógica dos professores Leandro Soares, Gabriel Dellatorre e Everson Moraes e conta com a colaboração de professores e técnicos da EM-UFRJ – Patrícia Michelini, Júlio Merlino, Eduardo Monteiro, José Baptista Jr., Thiago Tavares, Pedro Sá, Fábio Adour, Tiago Carneiro e Tiago Calderano -, da UniRio – Marco Túlio de Paula Pinto e João Luís Areias -, da UFBA – Joel Barbosa e Lélio Alves – e da UFRN – Júlio Colabardini e Adalto Soares.


Confira a programação completa do III Simpósio de Bandas de Música Funarte-UFRJ
aqui.


As edições anteriores

Realizado em novembro de 2017, o I Simpósio de Bandas de Música Funarte-UFRJ contou com a participação de inúmeros regentes, instrumentistas, arranjadores e compositores que dedicaram seus esforços para o desenvolvimento da banda de música em seu amplo papel didático, artístico e social. Na primeira edição, o tema foi a composição de novos dobrados, tendo sido apresentadas obras nesse estilo compostas para o Concurso Itamaraty de dobrados e fanfarras. Muitas dessas obras são executadas atualmente por bandas de todo o Brasil.

Já o II Simpósio, em 2019, contou com a ilustre presença do compositor José Ursicino da Silva, com intensa atuação na regência de várias bandas e com a apresentação de sua importante obra. Considerado uma das mais importantes referências para as bandas no país, Duda, como é carinhosamente conhecido e reconhecido, se emocionou e comoveu a todos com sua carinhosa abordagem e sempre espirituoso senso de humor. O encontro teve como tema o frevo e sua expressão artística e contou com a apresentação de vários convidados, com destaque para a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, o saxofonista Spok e o baterista Adelson Silva.

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivos dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como dar cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como dá suporte para a produção de curso em EaD.