Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileira; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.
Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.
Para alcançar seus objetivos, a Fundação Nacional de Artes tem atuado continuamente no fomento à produção nessa área; na formação de público; e na capacitação de artistas, técnicos e produtores. Realiza apoio a projetos, em todos os estados brasileiros e no exterior; implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas; mantém espaços culturais (hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal); e edita publicações.
Para mais informações e acesso à agenda de atividades e algumas das publicações da Funarte, acesse https://www.gov.br/funarte/pt-br.
A história da hoje Escola de Música da UFRJ tem 175 anos e se iniciou em 1848 com a inauguração do Conservatório de Música por decreto do então Governo Imperial – depois transformado no Instituto Nacional de Música (1889) e, mais tarde, em Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (1937). Ao longo de sua trajetória, a Escola de Música (EM) vem reunindo alguns dos principais nomes da música brasileira em seu corpo docente e formando gerações de mestres e artistas. Com tradição de inovação e como precursora do ensino de música no Brasil, a instituição foi responsável pelo primeiro Programa de Pós-Graduação em Música no país, criado nos anos 1980 e que já soma quase três centenas de trabalhos defendidos, tendo também criado os primeiros laboratórios de Música e Tecnologia e de Etnomusicologia. Inúmeros trabalhos de pesquisa e extensão são desenvolvidos anualmente, em todas as áreas da música.
Atualmente a Escola de Música se estrutura administrativamente em:
Quatro direções de área – Direção Geral, Direção de Ensino/Graduação, Direção de Extensão/Musicalização, Direção Artística e, ainda, uma Gerência Administrativa;
Sete departamentos de Graduação – Instrumentos de teclado, Composição, Instrumentos de cordas, Musicologia e Educação Musical, Vocal, Instrumentos de sopros e de percussão e Música de conjunto. São oferecidas 27 habilitações nos cursos de Bacharelado em Música e uma Licenciatura em Música.
A Escola possui ainda a Biblioteca Alberto Nepomuceno, uma das mais importantes instituições de obras raras em música da América Latina; um centro de registro autoral e inúmeros núcleos e laboratórios de pesquisa.
Na área artística, a EM conta com diversos grupos artísticos de representação institucional, tais como a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Orquestra de Sopros da UFRJ, o Coral Brasil-Ensemble, o grupo Sacra Vox, o Coro Infantil da UFRJ, a UFRJazz Ensemble e o grupo de choro Sôdade Brasilis. E mantém projetos permanentes, como o Ópera na UFRJ, a Escola vai a Ópera, o Simpósio de Musicologia, a Semana de Aniversário da EM/UFRJ, o Simpósio UFRJ de Bandas de Música e Bandas Sinfônicas.
Verdadeiro centro de excelência na formação acadêmica musical, a Escola de Música da UFRJ atua ainda em projetos em parceria com instituições federativas, com objetivo de conectar o tripé ensino, pesquisa e extensão com ações de políticas públicas para o ensino da música e das artes.
A Fundação Universitária José Bonifácio – FUJB é uma entidade que se enquadra na categoria de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, a FUJB foi constituída em 17 de dezembro de 1975 e tem por finalidade promover e subsidiar programas de desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da cultura, da ciência, da tecnologia, das letras, das artes, dos desportos e da ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como acompanhar a consecução dos objetivos estabelecidos nesses programas.
Para mais informações e acesso aos estatutos da Fundação Universitária José Bonifácio, acesse http://www.fujb.ufrj.br/.
Presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva
Ministra da Cultura
Margareth Menezes
Presidência
Maria Marighella
Diretoria Executiva
Leonardo Lessa de Mendonça
Diretoria de Música
Eulícia Esteves da Silva Vieira
Coordenação de Ópera e Música Clássica
Hudson Cláudio Neres Lima
Assistente
Flávia Peralva Pinheiro
Governador
Cláudio Bomfim de Castro e Silva
Secretária de Cultura e Economia Criativa
Danielle Barros
Presidência
Jackson Emerick
Sala Cecília Meireles
Direção
Aldo Mussi
Reitor
Roberto de Andrade Medronho
Vice-reitora
Cassia Curan Turci
Decano
Afranio Gonçalves BarbosaCristina Grafanassi Tranjan
Vice-decano
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega
Presidente
Kleber Fossati Figueiredo
Secretário Geral
Helios Malebranche
Superintendente Técnico-científica e Cultural
Helena Ibiapina
Superintendente de Administração e Finanças
Ane Vicente Pereira
Diretor
Ronal Xavier Silveira
Vice-diretor | Diretor Adjunto do Setor Artístico
Marcelo Jardim
Diretora Adjunta de Ensino de Graduação
Eliane Magalhães da Silva
Diretor Adjunto dos Cursos de Extensão
Aline Faria Silveira
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música
João Vidal
Coordenador do Mestrado Profissional em Música
Patrícia Michelini Aguillar
Coordenação geral
Marcelo Jardim
Coordenação de comunicação
Gustavo Mendicino
Administração
Aliciandra Amaral e Tânia Oliveira
Publicidade
Fabiana Rosa
Direção de arte e Coordenação WebDev
Márcio Massiere
Coordenação do Núcleo de Mídias Digitais (NuMiDi)
Kátia Maciel
Imprensa
Henrique Koifman
Revisão
Mônica Machado
Diagramação
Renata Arouca
Coordenação geral
Eulícia Esteves e Hudson Lima
Coordenação de produção
Marcelo Jardim
Produção
Isabel Zagury
Coordenação artística
André Cardoso
Assistência
Flávia Peralva
Alba Bomfim
Bira Marques
Carole Gubernikoff
Cristina Dignart
Eli-Eri Moura
Helder Oliveira
Januibe Tejera
Márcio Steuernagel
Marcos Cohen
Marcos Nogueira
Homenagens
Edino Krieger (In Memoriam)
Jorge Antunes
Aylton Escobar
Marisa Rezende