O Projeto de Extensão Arte em Circuito

Projeto Arte em Circuito, uma iniciativa da Funarte e UFRJ com coordenação técnica, pedagógica e artística da Escola de Música da UFRJ, promoveu atividades artísticas e pedagógicas em música (como hip hop, rock, DJ, orquestras e bandas), teatro, dança (incluindo danças folclóricas e street dance), circo, literatura, artes visuais e digitais, com um foco especial na cultura urbana. Suas ações, realizadas tanto presencialmente quanto virtualmente, ocorreram em diversas localidades, incluindo o Complexo Cultural Funarte em São Paulo, a Escola Nacional do Circo no Rio de Janeiro, a Funarte Belo Horizonte e o CCBB e a Capes em Brasília.

A programação presencial deu ênfase à inclusão de jovens periféricos, incentivando a economia criativa e aproximando a arte urbana de públicos afastados das produções institucionais. Foram oferecidos cursos e oficinas de capacitação em artes, economia criativa e gestão cultural, ampliando a formação de artistas e gestores e reforçando o diálogo com os programas de graduação e pós-graduação da universidade.

A arte urbana e a cultura hip hop, juntamente com o mundo do skate, foram centrais no projeto, oferecendo ao público experiências imersivas em grafite, arte digital, dança, circo e música de DJ’s e artistas de hip hop e trap. Além disso, oficinas de empreendedorismo na economia criativa exploraram temas como acessibilidade e inovações tecnológicas, como NFTs, oferecendo novas possibilidades de desenvolvimento e expressão artística.

 

As oficinas e os cursos em EAD

Projeto Arte em Circuito, com uma vasta programação de shows, grafites, oficinas e apresentações musicais, utiliza plataformas digitais e o canal “Arte de Toda Gente” para ampliar o acesso à cultura. Em parceria com iniciativas como o Bossa Criativa, o Sistema Pedagógico de Apoio à Banda de Música e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), o projeto se associa a diversas instituições culturais para promover expressões populares e incluir artistas com deficiência. Essa estrutura robusta integra ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a arte urbana e ampliando o diálogo com comunidades, especialmente jovens e periféricas.

Uma oficina de gestão cultural foi realizada presencialmente no Complexo Funarte de São Paulo entre agosto e outubro de 2022, além de um curso online, disponível nas plataformas do projeto e do Programa de Extensão Arte de Toda Gente, que capacitou delegados culturais do Rio de Janeiro para editais das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Os cursos EAD, oferecidos na Academia Arte de Toda Gente, fazem parte do Programa de Parcerias Institucionais e são organizados por eixos temáticos, oferecendo uma fonte complementar de formação para professores da rede pública e projetos socioculturais, promovendo uma experiência educativa enriquecedora para seus parceiros.

 

As edições presenciais do Projeto Arte em Circuito Fun Arte

Uma ação complementar da Funarte, o Fun Arte, uniu-se ao Projeto Arte em Circuito para suas edições presenciais. Desenvolvido com o Instituto Bob Burnquist, o Fun Arte criou estruturas de “obras de arte skatáveis” que integraram as atividades nas cidades-sede, unindo cultura popular, sinfônica, e pedagógica ao skate e à cultura urbana. Com essa fusão, o projeto adquiriu uma característica multiartista e multiplataforma, incentivando novas linguagens contemporâneas e diversidade cultural.

As edições ocorreram nas regionais da Funarte, estreando em São Paulo, no Complexo Cultural Funarte, entre novembro e dezembro de 2021. No Rio de Janeiro, a edição foi realizada na Escola Nacional de Circo em maio de 2022, seguida por uma edição em Niterói, que ocupou diversos locais, como Itacoatiara, Icaraí e a comunidade do Caramujo, em junho de 2022. Em Belo Horizonte, as atividades aconteceram no Complexo da Funarte em dois finais de semana de dezembro de 2022. Uma edição reduzida foi ainda realizada em Brasília, no CCBB, em parceria com a mostra Brasilerô, promovida pela Funarte.

 

O EPPPA – Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Artes

Projeto Arte em Circuito tem como um de seus principais eixos a base pedagógica e extensionista, sustentada pela Academia Arte de Toda Gente. Nesta plataforma, são oferecidos cursos em EAD e atividades voltadas para o mercado de trabalho, com foco em pesquisa e qualificação profissional. Esse eixo conecta instituições de ensino superior e pós-graduação, proporcionando um ambiente para estimular e difundir informações sobre o desenvolvimento profissional dos artistas.

Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Artes (EPPPA), integrado ao projeto, fortalece essa missão ao promover a arte e valorizar o artista. O EPPPA 2024 visa ampliar a visibilidade dos programas de pós-graduação, facilitando o acesso dos artistas a oportunidades de qualificação. A plataforma do projeto fornece informações sobre esses programas, criando um canal direto para que os artistas conheçam e participem de iniciativas de formação acadêmica e aprimoramento profissional, contribuindo para a conexão entre produção artística, pesquisa e ensino.

 

Realização do Projeto

O Projeto Arte em circuito é uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – tendo como curadora a Escola de Música da UFRJ – EM/UFRJ, e administração pela Fundação Universitária José Bonifácio – FUJB. Os principais parceiros para a realização do projeto foram o Instituto Skate e Cuida (ISC), de Bob Burnquist, as coordenações regionais da Funarte em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, e as coordenações dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Artes do Brasil.