Maior festival de violoncelos do Brasil acontece de 7 a 19 de agosto e conta com o apoio do Sinos.
De 7 a 19 de agosto, o estado fluminense recebe o maior festival de violoncelos do Brasil. Idealizado e produzido pelo violoncelista inglês David Chew, o Rio Cello completa nesta edição 30 anos de existência. Sua programação inclui concertos, espetáculos de dança, exposições, master classes e workshops. Com exceção do concerto de encerramento – que acontece no dia 19, no Theatro Municipal, todas as demais atrações têm entrada gratuita e será oferecida em espaços culturais em vários pontos da cidade – como Cidade das Artes, Museu da República, Teatros da UERJ e Consulado Geral de Portugal – e, também de Volta Redonda (RJ). O Rio Cello 2024 conta com o apoio do programa Arte de Toda Gente, através do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que integram a parceria entre a Funarte e a UFRJ, com a curadoria de sua Escola de Música. (Confira a programação completa do festival no final deste post)
Desde sua criação, o Rio Cello vem se consolidando como uma plataforma multicultural que reúne qualidade, inovação artística e responsabilidade social. De 1994 até hoje, o evento já atraiu mais de 1,5 milhão de espectadores, com 12 mil músicos que atuaram em 900 concertos e 650 horas de workshops de master classes.
Idealizado e produzido pelo violoncelista inglês David Chew, o Rio Cello começa com dois concertos em Volta Redonda (RJ), nos dias 7 e 8, e, a partir do dia 09, passa a concentrar-se na cidade do Rio de Janeiro. Na capital carioca, o público terá acesso gratuito a apresentações de expoentes da música de concerto, como Mauro Senise, Gilson Peranzzetta, Thiago Wolf, OSB Jovem, Unicamp Cello Ensemble e as sopranos Juliana Franco e Marina Cyrino, entre outros.
Somam-se a esses atrações internacionais, como os cellistas Lars Hoefs e Dave Haughey (EUA), o violinista Russell Guyver (Londres), a pianista Lorna Griffitt (EUA), o Quarteto da Universidade de Manitoba (Canadá), Pandit Shubhendra Rao (Índia), Saskia-Rao Haas (Índia), o saxofonista Blas Rivera (Argentina) e muitos outros. Além disso, o festival também tem sua vertente de dança, o Cello Dance, que inclui grandes nomes da área como a Cia de Dança Marcia Milhazes, entre outros.
Confira aqui a programação completa do 30. Rio Cello