Violoncelista, Milene Jorge Aliverti é professora do departamento de música da UFRGS, além de principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro e coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul e dos Concursos para Jovens Violoncelista solista do RS. Milene Aliverti também atua como solista e camerista em diversas formações apresentando-se por todo o nosso país e no exterior.
Milene Aliverti foi convidada diversas vezes para atuar como professora de alguns festivais de renome nacionais como o de Londrina, Festival de Música de Montenegro/RS, Festival de Violoncelos de Gütersloh, em Gütersloh na Alemanha, Festival de Domingos Martins no Espírito Santo, Festival de Música do Pará, Encontro de Violoncelos do Pará e do Rio Grande do sul, além do Encontro de Violoncellos na cidade de Santander na Espanha.
É integrante do duo Hispano-brasileiro de violoncelos, juntamente com a professora espanhola Nuria Muntañola que é professora no conservatório Victoria de Los Angeles em Madrid. É integrante do quarteto de violoncelos QUATRICELLI que atuam em diversos locais por todo o estado do Rio Grande do Sul. O quarteto foi ganhador de edital da secretaria de cultura e estará atuando em diversas escolas da capital no segundo semestre do ano de 2014.
Formada pela Universidade Estadual Paulista onde estudou com o professor Zygmunt Kubala. Aperfeiçoou-se na Bulgária com o professor Anatoli Krastev e recebeu o título de mestre em violoncelo pela Universidade da Carolina do Sul nos Estados Unidos sob orientação do professor Robert Jeselsson.
Milene, juntamente com a pianista Lúcia Cervini foi ganhadora de diversos prêmios com ela gravou seu primeiro CD com o apoio da FAPESP. No V Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo, em 1993, o duo recebeu Menção, Honrosa gravando a faixa de abertura do CD de Premiação do Concurso, editado pela CDA (Contemporary Digital Arts). Em 1998, o duo obteve o Primeiro Prêmio no II Concurso “Honorina Barra” em Curitiba – PR, recebendo também o Prêmio Honorina Barra por participação de destaque no concurso. Também em 1998, no XV Concurso Nacional “Cidade de Araçatuba” em Araçatuba – SP, o duo recebeu o primeiro lugar na categoria Música de Câmara. Em 1999, durante o II Concurso Nacional de Música de Câmara “Henrique Niremberg” o duo recebeu segundo lugar e a violoncelista Milene Aliverti foi merecedora da premiação especial, bolsa de estudos nos Estado Unidos.