Cristiano Alves

Doutor em Música pela UNICAMP e Mestre pela UFRJ, Cristiano Alves iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade, e aos dez teve os primeiros contatos com a clarineta. Natural de Niterói, foi aluno de José Carlos de Castro e recebeu orientações de inúmeros e renomados professores internacionais. Detentor de diversas premiações em importantes concursos, graduou-se com summa cum laude pela UFRJ. 

Participou de centenas de gravações sinfônicas e camerísticas, atuando ainda junto a grandes artistas da MPB. Apresentando-se com frequência no exterior, é regularmente convidado a realizar recitais, concertos e masterclasses em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha, Eslovênia, Servia, Bélgica, China, Cingapura, Vietnã, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia e Guatemala. 

Em 2005, lançou seu primeiro CD solo, considerado um dos três melhores lançamentos de música erudita no Brasil.

É professor efetivo da cadeira de clarinetas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo seus alunos vencidos inúmeros e importantes concursos, ocupando também destacados postos em orquestras e universidades brasileiras. Com destacada carreira como solista, apresenta-se regularmente à frente de orquestras nacionais e internacionais, sendo responsável pelas primeiras audições, no Rio de Janeiro, dos concertos de Carl Nielsen, Jean Françaix e John Corigliano, além de diversas estreias mundiais. 

No Brasil, leciona frequentemente em diversos Festivais de Música, além de ministrar, regularmente, workshops em diversas cidades nas Américas, Europa e Ásia. Tendo colaborado com os naipes de prestigiosas orquestras brasileiras, como Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra do Mercosul, dedica ainda relevantes esforços em prol da música brasileira e da clarineta, produzindo e lançando diversos títulos fonográficos, bem como métodos, artigos e livros. Desenvolve importante carreira camerística e possui dezenas de títulos que lhe foram dedicados por grandes compositores da música brasileira. Atua em duo com o pianista Ricardo Ballestero, tendo se apresentado ainda com os pianistas Tamara Ujakova, Cristina Ortiz, Ricardo Castro e Maria João Pires. Sua atuação na produção fonográfica envolve a direção artística do Selo e Estúdio A Casa. Idealizou e coordena, há sete anos, o FIC-Rio, Festival Internacional de Clarinetistas.