Ana Letícia Barros

Atualmente é Professora de Percussão e Música de Câmara da UNIRIO e Professora da Pós-Graduação Profissional – PROEMUS. Timpanista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil. Desenvolve um extenso estudo sobre a técnica de seis baquetas, com diversas obras brasileiras encomendadas e estreadas por ela.

Já ministrou aulas em diversas universidades nacionais e internacionais, tais como: University of Georgia, Eastman School of Music e New York University.

Como solista, já atuou nas seguintes orquestras: Orquestra Latino Americana de Sopros (OLV-Yamaha), Orquestra de Sopros da Universidade da Georgia (EUA), Orquesta Sinfónica de Córdoba (AR), Orquestra Brasileira de Sopros, Orquestra Bachiana Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra de Sopros da UFRJ, Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Banda Sinfônica de Volta Redonda, entre outras.

Ana Letícia Barros é Doutora em Música, Licenciada pela UNIRIO e Bacharel em Percussão pelo Conservatório Brasileiro de Música. Atuou durante treze anos como 1º Timpanista da Banda Sinfônica Civil da Cidade do Rio de Janeiro, Professora de Percussão da UFRJ nos anos de 2008 e 2009, como professora do Projeto do Aço ao Clássico, em Volta Redonda, desde 2005, e como coordenadora de percussão das Bienais de Música Brasileira Contemporânea por duas edições consecutivas, 2008 a 2012.