O Leão da Ilha ganha reconhecimento internacional em publicação da UNESCO

Montagem portuguesa da obra criada para o Projeto Um Novo Olhar integra boletim da UNESCO sobre ações culturais de 2025

O Leão da Ilha, obra original de Marcelo Jardim e Leandra Vital, escrita para o projeto Um Novo Olhar, foi destaque na edição de janeiro a julho de 2025 do Boletim de Notícias da Comissão Nacional da UNESCO. A inclusão reconhece o impacto artístico e educativo do projeto, que conecta tradições brasileiras a experiências formativas no exterior.

Mais que um espetáculo, a adaptação foi uma vivência artística e educativa multicultural. Com direção dos finalistas dos cursos profissionais de teatro e música, seis jovens atores deram vida a mais de vinte personagens. A obra transmitiu valores como cooperação, gratidão e coexistência entre culturas, conectando o universo simbólico do “cordão de bicho” da Ilha do Mosqueiro, em Belém/PA, a plateias europeias.

A montagem portuguesa da obra aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, como parte da Mostra de Artes do Espetáculo 2025. A apresentação foi realizada pelo Agrupamento de Escolas da Bemposta, no âmbito do Plano Cultural de Escola 2024/2025, com apoio da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor e colaboração da UFRJ e do IIS Medardo Rosso (Itália), via programa ERASMUS+.

No Brasil, O Leão da Ilha integra uma série audiovisual com 34 vídeos — 17 canções interpretadas por um quarteto vocal com piano e seus respectivos vídeos acessíveis em Libras, legendas e audiodescrição. As partituras estão disponíveis gratuitamente para corais e educadores musicais no site www.umnovoolhar.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no YouTube.