Hermeto Pascoal, gênio da música livre, morre aos 89 anos

Músico, multi-instrumentista, compositor e arranjador brasileiro encantou o mundo com sua inventividade sonora

Hermeto Pascoal, um dos maiores músicos brasileiros e reconhecido mundialmente por sua genialidade, faleceu no dia 13 de setembro de 2025, aos 89 anos.

“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva”, diz trecho da nota publicada no perfil oficial do músico no Instagram e assinada por sua equipe e família.

Músico, multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto construiu uma trajetória única, marcada por parcerias inesquecíveis, prêmios importantes e uma criação artística sempre livre de rótulos. Sua música, feita de improviso, afeto e ousadia, atravessou gerações e fronteiras.

Em entrevista ao O Estado de S. Paulo, em abril de 1998, resumiu seu ofício com poesia:
“Sou músico, e o músico é meio mágico também, só que sem truques, sem esconder nada. Quando pego um instrumento sinto que estou flutuando. Tem horas que nem sinto os pés no chão.”