A Caravana Sinos esteve em Arapongas, região de Londrina, no Paraná, entre os dias 24 e 26 de março. Iniciativa do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, o projeto oferece cursos e oficinas presenciais e intensivas das diferentes linhas de ações do Sinos em cidades de todas as regiões do Brasil. Em Arapongas, os cursos e demais atividades oferecidos (nas fotos de divulgação) fazem parte da linha Pedagogia de Cordas, e tiveram à frente as professoras Carla Rincón (na foto de abertura) e Simone dos Santos (ambas de violino e viola) e o professor Julio Possette (violoncelo).
O foco das caravanas é a capacitação de professores e monitores e também para alunos, instrumentistas e regentes das orquestras dos projetos sociais, com aulas dedicadas ao ensino e prática de diferentes instrumentos e à regência, entre outras. As atividades, gratuitas, têm à frente um time de profissionais de música integrantes da rede do Sinos e são realizadas nos espaços dos projetos sociais e em instituições parceiras, como escolas, conservatórios, universidades, teatros, orquestras profissionais e associações. Esse é o caso do Centro de Convivência Arte & Vida, de Arapongas – na Grande Londrina, onde se desenvolveram as atividades propostas.
![WhatsApp Image 2022-03-25 at 15.21.49.jpeg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Whats_App_Image_2022_03_25_at_15_21_49_e168080176.jpeg)
O Sinos faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
**O Centro de Convivência Arte & Vida**
Com sede na cidade de Arapongas (PR), o Centro de Convivência Arte & Vida é uma organização sem fins lucrativos. Seu objetivo é contribuir para a inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de atividades culturais, lúdicas, esportiva e ações complementares à educação escolar formal constituindo assim, um espaço de convivência e de desenvolvimento do protagonismo e autonomia de seus beneficiários, a partir dos interesses, demandas e potencialidades, dos mesmos, respeitando cada faixa etária.
*Foto de abertura de Walda Marques/ divulgação projeto Sinos*