Frente às múltiplas manifestações que compõem a cultura Hip Hop Guilherme Botelho propõe uma delimitação no campo musical, o Rap, que se popularizou a partir da década de 1990. Como linguagem musical, o Rap é constituído de três células rítmicas estáveis: bumbo (kick), caixa (snare) e chimbal (hi hat closed/open), que em conjunto formam a base, o beat, na qual se encaixam arranjos tocados ou sampleados, os efeitos e a voz. O rimar em cima da batida exige uma fluência eloquente, o denominado flow, ou simplesmente levada; eis o modo de dizer. Nesse modo, aliado a uma textura sonora sintética com particularidades que serão apresentadas no decorrer da vídeo-aula, encontram-se os temas, as agendas. Parte considerável do que está sendo comunicado, após 1987, penetra nos ouvidos e indica tendências, no som e na palavra, em um novo paradigma de composição musical. Em suma, entender a forma e o sentido que orientou o modus operandi da composição sonora dos Raps paulistanos nos anos 1990 é objetivo desta vídeo-aula.