Um Novo Olhar lança Anais do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral

Publicação estará disponível on-line e reúne trabalhos apresentados por pesquisadores e professores no evento, que aconteceu em 2023, fomentando trocas de saberes e crescimento à pesquisa e à prática no segmento.

O Projeto Um Novo Olhar está publicando, on-line, aqui em seu site, em 28 de junho, os Anais do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, de sua iniciativa. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, em agosto de 2023, contou com mais de 300 inscritos e reuniu professores e regentes de todas as regiões brasileiras e também do estrangeiro, oferecendo uma programação que incluiu apresentações de trabalhos, mesas-redondas, oficinas, práticas musicais, lançamento de livros e apresentações, contemplando aspectos importantes da pedagogia e da performance coral, para grupos infantis, juvenis e adultos. São justamente os trabalhos apresentados que compõe o livro, que está sendo lançado agora. O evento teve como sede a Escola de Música da UFRJ.

Juliana Melleiro e Maria José Chevitarese, coordenadoras do congresso – divulgação

A publicação dos Anais do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ é um motivo de muito orgulho, para mim”, festeja a professora Juliana Melleiro Rheinbolt, que ao lado da também professora Maria José Chevitarese coordenou o congresso. “Este tipo de publicação mantém viva a memória de um evento e fomenta trocas de saberes e crescimento à pesquisa e à prática coral. No Brasil, infelizmente, não temos uma revista ou periódico específico de Canto Coral. Muitas vezes, temos que ‘pedir licença’ para compartilhar nossos trabalhos científicos em publicações voltadas à Educação Musical e à Performance Musical, por exemplo. É muito saber que em nosso congresso há um espaço assegurado para quem pesquisa, estuda e vivencia o Canto Coral. Desejo que esta seja só a primeira de muitas publicações que estão por vir”, diz Juliana.

Para ela, o I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ foi muito especial. “Talvez tenha sido o primeiro grande evento, pós-pandemia, que reuniu tantos profissionais do Canto Coral e de tantas cidades e estados do Brasil”, explica. “Durante os dias do Congresso e principalmente nos intervalos das atividades, era bonito ver a integração de colegas de profissão, se abraçando, colocando o papo em dia, relembrando experiências passadas, tirando fotos e até fazendo novos contatos. Pelos feedbacks que recebemos, o evento foi considerado contributivo tanto para regentes e demais profissionais no início da carreira, quanto para os que já têm vasta experiência na área coral”, revela Juliana.
“O I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ envolveu muitas mãos e vozes e a professora Maria José Chevitarese e eu somos muito gratas ao corpo docente, comitê científico, pareceristas, regentes, coristas, autores dos livros e dos artigos, congressistas, bolsistas, monitores, funcionários, público, patrocinadores e todas as pessoas que tornaram este evento um grande sucesso!”, diz Juliana Melleiro.