Oficinas Instrumentais

Oficina dos instrumentos:

Oficina : Clarineta – Prof. Márcio Costa. De 11h às 13h.

Bacharel em Clarineta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Marcio Costa é Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e doutorando na mesma instituição. Foi bolsista do DAAD, realizando intercâmbio na Hochschule für Musik em Karlsruhe/Alemanha. Foi membro fundador da OSB JOVEM, de 1999 a 2004, e clarinetista da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense – OSN-UFF, de 2006 a 2017.

Oficina : Fagote – Prof. Mauro Ávila. De 11h às 13h.

Natural de Valença/RJ, iniciou seus estudos na Sociedade Musical Progresso de Valença em 1984. Desde 1990 é integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, onde atua como fagotista e contrafagotista. De 2002 a 2010, foi integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir de 2010, por concurso, é membro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Oficina : Saxofone – Prof. Rodolfo Fontoura. De 11h às 13h.

Oficina : Trompa – Prof. Gilieder Veríssimo. De 11h às 13h.

Possui graduação em Música – Trompa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente sou Trompista da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Atuei na Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Tive participações em vários Festivais de Música pelo Brasil em Curitiba, Rio Grande do Sul e Norte, Minas Gerais e no Festival Villa Lobos com a Orquestra Binacional em Caracas na Venezuela.

Oficina : Trompete – Prof. Luciene Portella. De 11h às 13h.

Luciene Portella iniciou seus estudos de trompete e piano aos 10 anos de idade. Atuou em temporadas de concertos, óperas e ballets de orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal/ RJ. Juntamente com a Orquestra Companhia Bachiana Brasileira participou de concertos com obras como Magnifica, Suite nº 3 de Bach e Réquiem de Brahms. Junto à OPES participou do Projeto Música em Cena com trilhas sonoras de grandes filmes internacionais compostas por Ennio Morriconne e sob sua regência no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Oficina : Trombone – Prof. Kátia Preta Nascimento. De 11h às 13h.

Katia Preta Nascimento, experiente trombonista, já se apresentou e gravou com uma lista enorme de importantes nomes do cenário artístico nacional e internacional. Das bandas de baile às orquestras tradicionais de gafieira, Katia já participou de inúmeros programas de rádio e TV. Por 3 anos consecutivos, Katia foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira e premiada em duas ocasiões pelas participações nos CDs da Banda Trilogia Carioca, Orquestra Lunar e Áurea Martins.

Oficina : Tuba e Eufônio – Prof. Anderson Cruz. De 11h às 13h.

Natural de Volta Redonda/RJ, iniciou seus estudos de música no Projeto Volta Redonda Cidade da Música, e teve orientação dos professores Nicolau Martins de Oliveira e Lélio Alves (trombone). Estudou com diversos professores, entre eles Eliézer Rodrigues (OSB/OPES), James Gourlay (ING), David Zerkel (EUA), Roland Szentpáli (Suíça), Sérgio Carolino (PT), Jeff Baker (EUA), Jamie Lipton (EUA), Demondrae Thurman (EUA), Wilthon Matos (OSPA), Bruno Brandalise (BR), Luciano Vaz (BR), Antônio Augusto (UFRJ), Adalto Soares (UFRN), João Luiz Areias (UNIRIO), Amarildo Nascimento (OSUSP), Antônio Seixas (OSB). Terminou o bacharelado em Tuba pela UFRJ, com o prof. Albert Khattar. Fez Licenciatura em música pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Atualmente é tubista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e do quinteto de metais Chroma Brass.

Oficina : Percussão – Prof. Pedro Sá. De 11h às 13h.

O Dr. Pedro Sá é Professor de Percussão da Escola de Música da UFRJ, atuando como Diretor do Grupo de Percussão da UFRJ e também colaborando como consultor da percussão em museus no Brasil e em Portugal (Universidade Nova de Lisboa). Como professor visitante, ministrou palestras no Oberlin Conservatory em Ohio e na UNCG em Greensboro, Carolina do Norte, se apresentando com o Grupo de Percussão da UNCG. Atua como Timpanista solo da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 2002, tendo realizado junto a essa orquestra a primeira audição mundial do Concertante para Tímpanos e Orquestra de Dimitri Cervo, escrito e dedicado a ele. Tendo realizado turnês com a Opes por todo o Brasil e México, é timpanista profissional há quatro décadas