Oficinas Instrumentais

Oficina dos instrumentos:

Oficina: Flauta – Prof. Naomi Kumamoto. De 14h às 15h45.

Naomi Kumamoto: flautista , pianista, compositora e maestrina. Nascida em Kobe no Japão e radicada no Rio de Janeiro desde 2004, formou-se em música (flauta) pela Universidade de Pedagogia de Osaka. Trabalhou durante vários anos em orquestras sinfônicas, onde tocava o repertório de música erudita e atuava em gravações e apresentações. Um dia descobriu o choro e se apaixonou. Participou das coletâneas da Acari Records: Princípios do Choro, Joaquim Callado, o Pai dos Chorões e Choro Carioca – música do Brasil. Lançou o disco chamado Naomi vai pro Rio (2003, Acari Records) com choros de sua autoria. Sua composição “Valsa Mentirosa” foi finalista do VI Festival Rio Choro em 2021. Atualmente é professora de flauta na Escola Portátil de Música, coordenadora e regente da Orquestra de Flautas da Casa do Choro, que lançou seu primeiro CD “Maxixe de Vento” em abril de 2023. É integrante do Los Cuatro, Rancho Flor do Sereno, Orquestra Furiosa e Caldereta Carioca.

Oficina: Fagote – Prof. Paulo Andrade. De 14h às 15h45.

Nascido em São Paulo, foi aluno de fagote de Alain Lacour e Noël Devos. Formado pela Faculdade de Música Santa Marcelina em 1988, chegou ao Rio Janeiro em 2003, para integrar o naipe de fagotes da OSB. A oportunidade de poder tocar com o grande mestre Noël Devos foi o principal estímulo, mas a acolhida e amizade oferecida pela comunidade musical carioca, foram decisivas para que se fixasse e conquistasse novos objetivos. Atualmente faz parte da Orquestra Petrobrás Sinfônica, OSB e OSUFRJ.

Oficina: Saxofone – Prof. Pedro Bittencourt. De 14h às 15h45.

Saxofonista, pesquisador e diretor artístico dedicado à música de concerto, contemporânea e mista. Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva de saxofone do departamento de sopros da Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. Professor e pesquisador do PPGM/UFRJ e PROMUS/UFRJ. Vice-coordenador da linha de Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos do PPGM/UFRJ. Diretor do Conjunto de Sax da UFRJ. Fundador, diretor artístico e saxofonista do ABSTRAI ensemble, grupo dedicado à música de câmara contemporânea que em 2020 completa 15 anos de intensas atividades musicais.

Oficina: Trompa – Prof. Philip Doyle. De 14h às 15h45.

Oficina: Trompete: Prof. Luciene Portella. De 14h às 15h45.

Luciene Portella iniciou seus estudos de trompete e piano aos 10 anos de idade. Atuou em temporadas de concertos, óperas e ballets de orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal/ RJ. Juntamente com a Orquestra Companhia Bachiana Brasileira participou de concertos com obras como Magnifica, Suite nº 3 de Bach e Réquiem de Brahms. Junto à OPES participou do Projeto Música em Cena com trilhas sonoras de grandes filmes internacionais compostas por Ennio Morriconne e sob sua regência no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Oficina: Trombone – Prof. Leandro Dantas. De 14h às 15h45.

Iniciou seus estudos musicais no Projeto Volta Redonda Cidade da Música, idealizado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira. Teve como professores de trombone Dr. Lélio Alves, Dr. João Luiz, Dalmário Oliveira e Antônio Henrique Seixas. Tem atuado com as principais orquestras do Rio de Janeiro, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.