PEDAGOGIA DAS CORDAS – MÓDULO 6

Nortear docentes na escolha de métodos e aplicação no ensino coletivo de cordas friccionadas, buscando ampliar as estratégias de ensino para o desenvolvimento das habilidades de performance dentro da iniciação instrumental coletiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1 – Panorama geral dos principais métodos de ensino coletivo;
Unidade 2 – Ampliando visualização de 3 métodos mais conhecidos;
Unidade 3 – Conteúdos e habilidades abordadas;
Unidade 4 – Prioridades no ensino de cordas
Unidade 5 – Atividades básicas comuns a todos instrumentos de cordas friccionadas;
Unidade 6 – Utilizando na prática um plano de aula;

PROFESSORES

Júlio Possette

Professor de Violoncelo da Escola Municipal de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” (Presidente Prudente/SP). Graduado em Música pela UNOESTE e Mestrando em Performance Musical na UFRN.

Carlos Aleixo Reis

Professor Associado de Viola da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado pela mesma instituição, concluiu o Mestrado nos Estados Unidos, com o título “Master of Music in Viola Performance na Shenandoah University. Doutor em Artes Musicais Performance/Viola (USA). Atualmente, integra o Duo Viola e Piano com a pianista Cenira Schreiber...