MÚSICA + EDUCAÇÃO + ACESSIBILIDADE

O curso Música + Educação + Acessibilidade foi desenvolvido por professores de música, porém estruturado para professores que não são músicos devido ao entendimento de que a música pode contribuir com o aprimoramento do ensino regular. A proposta do curso difere-se da Educação Musical cujo objetivo é ensinar música. No curso será discutida a relação profunda do homem com a música e de que forma esta arte permeia o desenvolvimento humano, trazendo a discussão para o trabalho com pessoas com deficiência; música e inclusão – as adaptações que facilitam o desenvolvimento do trabalho; e o trabalho de música com pessoas com diferentes deficiências: intelectual, visual, auditiva, surdez e Transtorno do Espectro Autista. Módulo Ambientação - A relação do homem com a música: Por que ela é tão importante?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 – Algumas considerações de Zuckerkandl sobre a relação do ser humano com a música
Módulo 2 – A música como ferramenta de inclusão
Módulo 3 – A inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: como a música pode ajudar?
Módulo 4 – A música como ferramenta educativa para crianças com deficiência visual
Módulo 5 – Recebendo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Surdez e Deficiência Auditiva

PROFESSORES

Thelma Alvares

Professora Titular - Escola de Música da UFRJ / Assessoria Técnica do Curso Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão Projeto Um Novo Olhar

Fernando Guilhon

Professor de Música do Instituto Benjamin Constant / Professor de Música da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna / Pianista do Coral da AABB-Rio / Professor do Curso Música + Educação + Acessibilidade

Viviane Louro

Neurocientista, pianista e educadora musical / Docente do departamento de música e coordenadora da Especialização em Neurociências, Música e Inclusão da UFPE / Presidente da Comissão de saúde mental e humanização da UFPE / Professora do Curso Música + Educação + Acessibilidade