GESTÃO CULTURAL COM FOCO EM LEIS INCENTIVOS

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes noções gerais de produção e gestão de projetos culturais nas Artes Cênicas. Assim, serão enfatizados os seguintes tópicos: missão, planejamento, projetos, leis de incentivo, editais, captação de recursos, planos de mídia, produção executiva, projetos de acessibilidade, democratização de acesso e prestações de contas Objetivo do curso: explicar e trabalhar as técnicas e os processos para a elaboração de projetos culturais, informar os princípios básicos para inscrições em editais públicos e privados voltados para a área cultural; atualizações das leis de incentivo à cultura; definição de conteúdos básicos para elaboração de projetos em geral; formatar planilhas (orçamentárias, cronogramas, planos de trabalho, planos de distribuição de produtos culturais, etc); noções básicas sobre elaboração das diversas etapas de um projeto para participar de editais de entidades públicas e privadas; objetivos do patrocinador; como buscar e manter parcerias na área cultural; Exemplificar indicadores de avaliação que são importantes a serem apresentados aos patrocinadores; e temas afins. Justificativa: Capacitar produtores e profissionais da área cultural em geral; Ampliar as possibilidades de produtores e artistas captarem recursos e incentivos para seus projetos culturais; Estimular a leitura, pesquisa e debate sobre as leis de ncentivo e o sistema de patrocínio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 01 – Como funcionam as Leis incentivos e Editais de empresas públicas e privadas

Módulo 02 – Itens que compõe um projeto cultural

Módulo 03 – A importância da inclusão e democratização de acesso

Módulo 04 – A importância da definição de seu público alvo 

Módulo 05 – Contrapartidas e cotas de patrocínio

Módulo 06 – Prestação de contas e demonstração de resultados

Extra: Como foi produzir em tempos de pandemia:

PROFESSORES

Cacau Gondomar

Cacau Gondomar, é produtora cultural, atriz e designer, pós graduada em gestão comercial. Atuando no mercado cultural, há 20 anos.