Pode-se dizer que a flauta doce é um instrumento amigável, no sentido de que, num primeiro momento, é acessível a um público diverso e é relativamente simples de se tocar. Porém, quando o flautista sente necessidade de maior consciência e controle dos aspectos técnicos, percebe que, na verdade, tocar bem flauta doce é um grande desafio. Aquele som cheio e flexível exige um refinado controle da emissão de ar; a sequência lógica de dedilhados é vencida por saltos, arpejos ou passagens cromáticas; os contrastes de dinâmicas estão em constante conflito com a manutenção da afinação, e por aí vai.
Pensando nisso, idealizamos este curso com a intenção de abordar, de maneira progressiva e detalhada, quatro parâmetros técnicos básicos da flauta doce: (1) postura; (2) emissão e controle do ar; (3) dedilhados; (4) articulação. Nosso objetivo é proporcionar ao (à) flautista uma melhor conscientização destes aspectos técnicos, além de experimentação prática de exercícios que podem melhorar seu desempenho na flauta doce.
O curso tem a duração de oito semanas, é totalmente on-line e assíncrono (sob a supervisão dos professores) e oferece certificado de conclusão, mediante cumprimento das tarefas atribuídas.