FLAUTA DOCE: FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO

Pode-se dizer que a flauta doce é um instrumento amigável, no sentido de que, num primeiro momento, é acessível a um público diverso e é relativamente simples de se tocar. Porém, quando o flautista sente necessidade de maior consciência e controle dos aspectos técnicos, percebe que, na verdade, tocar bem flauta doce é um grande desafio. Aquele som cheio e flexível exige um refinado controle da emissão de ar; a sequência lógica de dedilhados é vencida por saltos, arpejos ou passagens cromáticas; os contrastes de dinâmicas estão em constante conflito com a manutenção da afinação, e por aí vai. Pensando nisso, idealizamos este curso com a intenção de abordar, de maneira progressiva e detalhada, quatro parâmetros técnicos básicos da flauta doce: (1) postura; (2) emissão e controle do ar; (3) dedilhados; (4) articulação. Nosso objetivo é proporcionar ao (à) flautista uma melhor conscientização destes aspectos técnicos, além de experimentação prática de exercícios que podem melhorar seu desempenho na flauta doce. O curso tem a duração de oito semanas, é totalmente on-line e assíncrono (sob a supervisão dos professores) e oferece certificado de conclusão, mediante cumprimento das tarefas atribuídas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso será desenvolvido nos seguintes períodos:

Apresentação

UNIDADE 1: Postura

UNIDADE 2: Controle do ar

UNIDADE 3: Dedilhados

UNIDADE 4: Articulação

Encerramento

PROFESSORES

Marta Roca

Marta Roca é natural de Santo André, SP. Concluiu o Bacharelado em Flauta Doce na Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP) em 1995 e a Especialização em Educação Musical – Capacitação Docente em Música Brasileira – na Universidade Anhembi Morumbi (SP), em 2005. Em sua formação instrumental teve como professoras Luzia Correa...

Patricia Michelini Aguilar

Professora Adjunta de Flauta Doce da Escola de Música da UFRJ, com Doutorado em Música pela ECA-USP. Desenvolve pesquisa, projetos e ações com flauta doce nas áreas de Educação Musical, Performance e Musicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS).

David Castelo

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, com Doutorado em Música pelo IA-UNESP. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, é membro do projeto de pesquisa Pedagogia da Performance Musical da Universidade Federal de Goiás