EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS SOCIOCULTURAIS

O curso busca tratar das conexões existentes entre as dimensões educação musical, projetos sociais, diversidade de contextos para promover a apropriação do conhecimento pedagógico relacionadas à metodologias colaborativas, integradoras e generativas, que possam contribuir para a atuação do educador musical nos diversos espaços alternativos. O curso visa, ainda, promover um diálogo de trocas de experiências entre os participantes considerando todas essas vozes capazes de promover uma compreensão mais aprofundada sobre as práticas musicais no âmbito dos projetos sociais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1: Apresentação do curso; Dinâmicas interativas para compor de forma colaborativa as expectativas do grupo.

Unidade 2: Abordagem de processos e práticas reflexivas na educação social. Processos colaborativos e dialógicos na construção de metodologias inovadoras e transformadoras a partir das práticas sociais e do trabalho em redes.

Unidade 3: Abordagem de aspectos socioemocionais nas práticas do educador musical, objetivando práticas pedagógicas sustentáveis. Compreensão do conceito de comunidade de prática no âmbito dos projetos sociais.
Unidade 4: O processo pedagógico como fato social total; a pluri e multi dimensão dos projetos sociais.
Unidade 5: O educador musical comprometido com políticas públicas e a desigualdade social, processos de exclusão e estigma social.

Unidade 6: Integrando os aspectos abordados no curso, educador musical, e metodologias; gestão e produção cultural.

PROFESSORES

Magali Kleber

Professora de Educação Musical, ingressou na Universidade Estadual de Londrina em 1991, ministrando cursos de pós-graduação e graduação em educação musical, atuando em projetos de pesquisa que conectam a universidade às comunidades. É especialista em piano sênior e mestre em educação musical e pós-doutorado em etnomusicologia.