ARTES VISUAIS + EDUCAÇÃO + ACESSIBILIDADE + DECOLONIALISMO

O Curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo fomenta em seis módulos as relações entre a Acessibilidade Cultural e o Ensino das Artes Visuais no Brasil a partir de uma perspectiva não linear e não hegemônica. São abordadas questões como formação de públicos, acesso aos bens culturais, espaços de criação e protagonismo, possibilitando uma abordagem acessível e abrangente das concepções de educação formal, não formal e suas implicações no ensino das artes visuais na perspectiva decolonial, com foco nas implicações políticas da luta para a consolidação do ensino da arte na educação básica, valorização da arte como área de conhecimento e ampliação da acessibilidade cultural no Brasil.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo Ambientação – Introdução à História do Ensino das Artes Visuais no Brasil + Acessibilidade
Módulo 1 – Frequentação: Formação de Públicos para as Artes
Módulo 2 – O Acesso à Produção, Divulgação e Consumo dos Bens Culturais como Direito Humano
Módulo 3 – Experiência: Artes Visuais para Além das Instituições Culturais. Da Casa para os Espaços Públicos
Módulo 4 – Laboratório: Os Espaços de Criação e Os Meios no Campo Ampliado
Módulo 5 – O/A Estudante como Protagonista. A Produção Visual como Desafio e Processo

PROFESSORES

Robson Xavier

Docente/Investigador do Deptº de Artes Visuais e dos PPGs Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo da UFPB / Professor do Curso Artes VIsuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo

Leandro Garcia

Artista, Pesquisador e Professor / Doutorando em artes visuais na UnB / Professor de Artes Visuais na SEMEEL- Goianinha/RN / Professor do Curso Artes VIsuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo

Sara Nina

Artista Professora Pesquisadora / Artografismos / Mestrado em Artes Visuais pela UFPB / Especialização em Educação Inclusiva pela UECE / Professora do Curso Artes VIsuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo