APRENDENDO MÚSICA DE CÂMARA

O curso apresenta a história da prática da música de câmara ao longo dos diferentes estilos e épocas, desde os seus primórdios no Século XV, passando pelos diversos estilos renascentista, barroco, clássico, romântico até o moderno no Século XX.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso está estruturado em 4 unidades, cada qual com 6 módulos:

A unidade 1 compreende 6 módulos básicos, os quais compreendem um texto básico, abordando as principais formações camerísticas, as formas musicais tradicionais do Renascimento e do Barroco, além do lindo repertório camerístico da época renascentista e barroca, integrado por obras de compositores europeus. 

A unidade 2 compreende 6 módulos básicos, os quais compreendem um texto básico, abordando as principais formações camerísticas, as formas musicais tradicionais do  período clássico e seus importantes compositores, com seu representativo repertório camerístico.

A unidade 3 compreende 6 módulos básicos, os quais compreendem um texto básico, abordando as principais formações camerísticas, as formas musicais tradicionais do  período romântico e seus importantes compositores, com seu representativo repertório camerístico.

A unidade 4 compreende 6 módulos, os quais compreendem um texto básico, abordando as principais formações camerísticas, as formas musicais do  período moderno e seus importantes compositores, com seu diversificado repertório camerístico.

PROFESSORES

Paula da Matta

Pianista e Professora de Música de Câmara da Escola de Música da UFRJ e docente permanente dos Programas de Pós-graduação – PPGM e PROMUS –, da UFRJ e coordenadora do projeto de pesquisa o Repertório Camerístico com Piano: Séculos XIX e XX. Pós-doutorado na UFRJ, Doutora em Música pela Universidade...