Abertas inscrições para o Curso Técnico em Artes Circenses, na ENCLO

Candidatos podem concorrer às 54 bolsas até 28/11. A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha fica no Rio de Janeiro. Curso é oferecido pela Funarte e pelo IFRJ.

A Funarte abriu nesta segunda-feira, 4 de novembro, o processo seletivo para ingresso a turma 2025-2026 do Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 28 de novembro.

Acesse aqui o formulário de inscrições

Leia aqui o edital completo

Os alunos e alunas selecionados contarão com uma bolsa durante os 22 meses do curso, que é presencial, para que possam permanecer no Rio de Janeiro (RJ) e dedicar-se aos estudos e práticas.  São oferecidas 54 bolsas culturais, representando um investimento total de R$ 3,7 milhões.

Podem participar do processo seletivo brasileiros e estrangeiros, com idade igual ou superior a 18 anos e ensino médio (ou equivalente) concluído até a data da matrícula no curso. Do total de bolsas, está prevista a reserva de, no mínimo, 20% para candidaturas de pessoas negras; 10% para candidaturas de pessoas indígenas e 10% para candidaturas de artistas oriundos ou vinculados a circos itinerantes.

O Curso Técnico em Arte Circense Enclo é oferecido pela Funarte e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), para formação profissional do artista circense, com um programa reconhecido nacional e internacionalmente. A ENCLO abre novas turmas a cada dois anos, e estas são compostas por alunos de diversos estados brasileiros e estrangeiros.

Acesse e acompanhe aqui a página do processo seletivo

Fonte: Funarte