Estão abertas, até 24/9,as inscrições para os cursos on-line “Vozes andantes da cultura indígena do sudeste: O povo Puri” e “Arranjos para orquestras sociais” da Academia Arte de Toda Gente. As aulas se iniciam em 27/09 em ambiente virtual e haverá emissão de certificado de conclusão para quem cumprir as atividades e a frequência mínima exigida. Mais informações sobre os cursos e seus professores e inscrições estão disponíveis no site da Academia.
Os cursos
Em “Vozes andantes da cultura indígena do sudeste: O povo Puri”, oferecido pelo projeto Bossa Criativa, o professor Dauá Puri abordará histórias, arte e cultura do povo Puri, através de documentação e tradição oral. Povo originário do sudeste da Mata Atlântica, vivente entre o que é hoje as Serras entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Os Puri têm seus primeiros registros de avistamentos pelos europeus nos anos de 1600 e foram contatados em 1800 pelos viajantes da coroa, para registro de toda flora e fauna e, também, de palavras de sua língua, ora configurada no tronco linguístico macro jê. No curso, serão abordados cantos, cenas de seu cotidiano, utensílios e arte.
No curso Arranjo para orquestras sociais: Introdução ao arranjo, os professores Vinícius Louzada, Eduardo Martinelli e Vitor Damiani – também do Sinos – têm como objetivo principal levar os participantes a entenderem o que é um grupo social e saber lidar com os principais desafios que permeiam o fazer musical com alunos oriundos de projetos sociais. A ideia é fazer uma abordagem básica acerca dos assuntos necessários para o início da escrita de um arranjo.
Observação: Inicialmente oferecido no mesmo pacote, o curso Introdução à transcrição fonética para cantores, com as professoras Veruschka Mainhard e Zelma Amaral da Rosa adiado por motivos de força maior.